PESQUISA- Integrantes do Laboratório de Engenharia Geofísica verificam disponibilidade hídrica subterrânea

Pesquisadores durante análise da superfície terrestre

Com objetivo de levantar dados para a pesquisa “Avaliação e Monitoramento de Disponibilidade Hídrica Subterrânea na Baixada Santista usando Métodos Geofísicos”, que teve início em 2019, integrantes do Laboratório de Engenharia Geofísica (LEG), da UNISANTOS realizaram, em abril, mais uma análise da superfície terrestre, no estacionamento do Campus Dom Idílio José Soares, com o foco em mapear e localizar a possível presença de um aquífero freático no local.

Durante a atividade foram utilizados eletrodos transmissores para mapear as informações. Segundo um dos lideres do projeto, o professor doutor Oleg Bokhonok, essa tecnologia faz com que eles descubram não só a existência de água no local, mas a quantidade. “Esse eletrodo dá um choque na terra e essa eletricidade se propaga no solo e depois retorna para a superfície. Os eletrodos mais próximos recebem as informações que injetamos e com essa diferença é possível saber a quantidade existente nesta superfície”, explicou o docente dos cursos de Engenharia e pesquisador do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) da UNISANTOS.

INSTITUIÇÃO- De acordo com o pesquisador, a ideia de promover esse mapeamento na instituição foi para testar a metodologia e obter as informações necessárias para o grupo. “Outro ensaio é a investigação em superfície para localizar o nível freático. Nós temos um lençol freático bastante raso e tem espaço aqui suficiente para localizar esse aquífero. Além disso, o grupo descobre a profundidade de lençol sem precisar perfurar o local”.

Rodrigo Ferreira Matos
Professor Oleg verificando a área

ESTUDANTE – Na sua primeira atividade de campo, o estudante do 1º semestre do curso de Ciências Biológicas, Rodrigo Ferreira Matos, comentou que o interesse em integrar a equipe surgiu logo nas primeiras conversas com o professor Oleg. “Espero que no grupo eu possa agregar conhecimento na área da geologia e também na parte científica, pois são questões que podem fazer parte da minha vida acadêmica de agora em diante”. Ele ainda ressaltou que a pesquisa também irá contribuir para o seu futuro como biólogo, já que o conhecimento nessa área será importante para sua formação. “Desejo virar paleontólogo e este grupo foi o que mais se assemelhou. Como futuro biólogo os ensinamentos da geologia também são importante”, destacou.

PESQUISA- Em fase de análises e com previsão de entrega para este final de ano, a pesquisa vinculada ao Ipeci faz parte dos projetos desenvolvidos pela Universidade que recebem um incentivo do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). O trabalho conta também com a participação do professor doutor Otávio Coaracy Brasil Gandolfo e do professor mestre Jhonnes Alberto Vaz.

Tendo como objetivo entender a riqueza das águas subterrâneas existentes na Baixada Santista e descobrir a localização dessas matérias, além de trazer mais dados para a região sobre esse assunto, os pesquisadores já realizaram análises nas seguintes cidades de Cubatão, Itanhaém, Peruíbe e Santos.