INOVAÇÃO – Estudantes do curso de Nutrição criam produtos alimentícios para autistas

Estudantes fizeram a apresentação no pátio do Campus Dom Idílio José Soares

Exercitando a teoria apreendida em sala de aula, um grupo de estudantes do 5º semestre de Nutrição apresentou, no dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, produtos alimentícios (sucos, iogurte e patê) a base de Kefir e Kombucha, bactérias do bem que auxiliam na manutenção da microbiota intestinal. O trabalho interdisciplinar “Relação dos Probióticos e do Prebióticos com a alimentação do Autista” teve o objetivo de desenvolver alimentos que auxiliassem no controle e tratamento de uma determinada patologia.

As estudantes escolheram trabalhar com a alimentação da criança autista, por conta de que duas professoras do curso são mães de crianças com o espectro. O intuito do alimento é diminuir as crises de irritabilidade do paciente, tratando um dos fatores que desencadeia isso: o desconforto abdominal que eles sofrem. Por terem uma alimentação seletiva, o produto ainda está em fase de teste para chegar ao melhor ajuste, de modo que a criança possa consumi-lo diariamente.

Estudantes trocaram experiências durante a degustação dos produtos

O trabalho foi desenvolvido pelas estudantes, Tathiana Renata Bertochi Santos, Alexia Oliveira Pinheiro Julião, Daniela Pereira Lovatel e Leticia Mariano de Souza. Colaboraram também, com o empréstimo de probióticos, as estudantes Renata Cristina Fernandes e Bianca Ariele Sarmento de Mendonça.

A apresentação dos produtos, no Campus Dom Idílio José Soares, contou com a participação de estudantes do curso de Nutrição que puderam conhecer o trabalho das colegas. Para a estudante Melba Micaele Costa Santos, participar da atividade no Dia da Conscientização do Autismo é uma forma de incentivar movimentos, para que as pessoas conheçam o espectro e os alimentos que trazem benefícios. “Experimentei e é uma delícia. Vim como ouvinte, aluna e uma pessoa que se interessa pelo assunto. Achei ótimo”.

A estudante Gabriela Gavaldão Casolaro, participou e aproveitou para buscar informações sobre o projeto que irá desenvolver no futuro.   “Tive curiosidade de vir e conhecer mais sobre o assunto. Elas explicaram a importância do Kefir, não só para os autistas, mas para todos, pois auxilia na digestão e quebra de bactérias”. O que também despertou a sua atenção é o baixo custo, o que torna mais acessível para as mães fazerem em casa.