ECOLOGIA INTEGRAL – No Dia do Meio Ambiente, secretários municipais da região e pesquisadores participam do 1º Seminário de ODS da  Baixada Santista

Secretários de meio ambiente participaram da mesa de abertura e destacaram a importância do evento para a Baixada Santista

“A presença dos secretários de meio ambiente já representa o grau de compromisso com a construção e o desenvolvimento de uma agenda que transcenda o município, que alcance reverberação regional e que contribua para o desenvolvimento sustentável, que é interconectado. Só haverá condição de alcançar o desenvolvimento se nós entendermos o nosso grau de interdependência. Que a Universidade possa contribuir para ecoar as ações que serão aqui idealizadas”. Assim, o reitor, professor mestre Marcos Medina Leite enfatizou a importância e o desafio de cada município para os avanços dos objetivos do desenvolvimento sustentável na região, durante a abertura do 1º Seminário de ODS da Baixada Santista, no dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente.

 

Promovido pela UNISANTOS, TV Thathi Band Litoral e WorldCom, o evento reuniu os secretários municipais de meio ambiente, pesquisadores e especialista na área ambiental, representantes da Autoridade Portuária de Santos e da Agência Metropolitana da Baixada Santista, entre outros.  Na forma de painéis, foram discutidos durante todo o dia temas como: os desafios do Plano de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo e as oportunidades para a economia circular; o Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar e as pressões turística e socioeconômica; a busca pela excelência em ações de ESG, ou seja, de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa; e a Agenda 2030 e sua inserção nas ações do setor produtivo da Região Metropolitana da Baixada Santista.

 

Estudantes,  pesquisadores e autoridades públicas prestigiaram o evento

Diretor-Executivo da TV Thathi Band Litoral, Marcos Bianchi destacou a importância da parceria com a UNISANTOS para realização do evento e projetos futuros, lembrando da importância da Universidade para o desenvolvimento da região.

 

Superintendente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da Autoridade Portuária de Santos, Sidnei Aranha lembrou dos sete anos que esteve na pasta de meio ambiente da Prefeitura Municipal de Guarujá e das ações em parceria com a UNISANTOS ao longo dos anos.  Falou da vigilância permanente no Porto para que os licenciamentos ambientais possam estar em conformidade. “Temos que ter a cidadania ambiental e os preceitos científicos ao nosso lado. Entender que caminho a ciência está nos apontando. Estamos em uma das melhores universidades do Brasil em um dia histórico. Que isso seja feito todos os dias até o final dos nossos tempos”, enfatizou.

 

SECRETÁRIOS – Secretário de Meio Ambiente do Município de Santos, Marcos Libório agradeceu o convite para participar do evento e destacou o caminhar conjunto dos secretários de meio ambiente da região. “Essa é uma grande oportunidade entre universidade, sistema de comunicação e prefeituras para que a gente possa revisitar todo esse planejamento e programação que temos ao atendimento aos objetivos de desenvolvimento sustentável, individualmente e conjuntamente por meio da câmara temática de meio ambiente. Nós temos planos que podem e devem ser colocados em prática”, ressaltou.

 

Discussões começaram com o Plano de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo e a economia circular

Secretário de Meio Ambiente do Município de Peruíbe, Eduardo Ribas falou da importância do evento por meio da abertura de uma nova discussão, que considera muito importante, uma vez que perpassa todas as áreas, pois, segundo ele, não é possível pensar em desenvolvimento sem considerar a questão ambiental. Para o secretário de Meio Ambiente do Município de Itanhaém, Cesar Augusto Ferreira de Souza, disse o momento foi importante para a troca de ideias e o fortalecimento das ações regionais.

 

O desafio proposto pela Agenda 2030, com 17 objetivos e 169 metas, foi destacado pelo secretário de Meio Ambiente do Município de Praia Grande, Paulo Eduardo Martins. Ele parabenizou a UniSantos pela iniciativa e lembrou a todos que, desde o lançamento deste desafio proposto pela ONU, já se passou metade do tempo estipulado para que os objetivos sejam cumpridos.

 

Do Município de São Vicente, a secretária de Meio Ambiente, Flávia Ramacciotti de Oliveira, destacou a importância do evento e das ações que envolvam o poder público e a Universidade. Secretário de Meio Ambiente do Município de Bertioga, Fernando Almeida Poyatos fez alusão aos presentes, sendo que muitos são conhecidos pela atuação na área ambiental, na gestão e no desenvolvimento de projetos e pesquisas.

 

O evento fez parte do Mês da Ecologia Integral – Esperança para a terra. Esperança para a humanidade, promovido pela UNISANTOS.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!