DESTAQUE – Enfermagem conquista cinco estrelas (nota máxima) na avaliação do Guia da Faculdade Quero/Estadão 2021

Destaque no Guia da Faculdade Quero/Estadão 2021, com 5 estrelas, o curso de Enfermagem da UNISANTOS é referência tanto na formação de profissionais que atuam na promoção de ações de prevenção e reabilitação da saúde, quanto na formação de acadêmicos e pesquisadores.

Estudante do 10º semestre do curso, Amanda Rodrigues Pereira destaca a infraestrutura, a qualificação do corpo docente, a grade do curso e a ampla gama de possibilidades. “O contato precoce com os pacientes por meio das ligas, a ampla gama de linhas de pesquisa, que engajam o aluno na academia e auxiliam na identificação de futuras especialidades e, por fim, a carga horária de atuação em campo, que não é apenas a maior, mas a mais ampla, pois temos a possibilidade de estagiar em diversas especialidades, são destaques”, salienta.

Amanda Pereira

Para ela, que durante a graduação realizou iniciação científica e monitoria em anatomia e práticas de enfermagem, além de participar de ligas acadêmicas e congressos, a trajetória acadêmica reflete diretamente no profissional. “Acredito que nosso desempenho profissional se baseia na construção do nosso conhecimento e na oportunidade de vivenciar experiências práticas durante a formação, e nisso a universidade é rica”, destaca. Ela também foi uma das autoras da publicação “Association between high-risk pregnancy and environmental contaminants in the Metropolitan Region of Baixada Santista, Brazil“, vinculada em publicação científica internacional.

Anna Maggiori

SELEÇÃO – Aprovada no processo seletivo da Residência Multiprofissional em Saúde Pública em Praia Grande, em 2020, quando ainda cursava o último ano, Anna Karolyna Maggiori Silva também destaca a ampla gama de possibilidades e experimentações que o curso oferece como um grande diferencial. “A UNISANTOS prepara o aluno para o cotidiano real, durante as aulas e estágios. Um diferencial é o Ambulatório de Enfermagem da UNISANTOS, onde tivemos a oportunidade de atuar. Por isso, quando me formei e comecei a atuar, não foi um ‘choque’, por já estar preparada”, explica.

O estimulo ao pensamento crítico e a busca por embasamento científico para a tomada de ações também foi destacado pela enfermeira. “Participei da Liga Acadêmica de Tuberculose e fiz Iniciação Científica por 3 anos. Acredito que agregou a minha bagagem teórico-prática, visto que essas duas experiências permitiram colocar em prática nossas pesquisas, como por exemplo estudo epidemiológico de certas patologias”, conclui.