LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS DE SANTOS (IBCCRIM)

• O que é o projeto
O Laboratório de Ciências Criminais é o resultado de um convênio da Católica de Santos com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). É um curso de formação, com duração de um ano, destinado a estudantes da Faculdade de Direito e de Ciências Sociais em geral.

• Como é o projeto
Por meio de aulas expositivas, dialogadas e interativas, o estudante é estimulado a analisar situações atuais das ciências criminais, a partir da perspectiva das diversas disciplinas. O projeto fomenta a iniciação científica pelo desenvolvimento de pesquisas temáticas, com acesso às metodologias adequadas à investigação em ciências criminais.

• Importância acadêmica
As atividades do laboratório contam com a participação de professores e pesquisadores da Católica e do IBCCRIM, e de alunos da Universidade e de fora. As atividades no laboratório incluem aulas, debates, oficina de método e desenvolvimento de pesquisa individual. O programa do laboratório é dividido em cinco módulos, sobre Processo Penal, Direito Penal, Direitos Humanos, Criminologia e Política Criminal.
Os estudantes recebem certificado de aprovação e os melhores trabalhos são selecionados e podem ser publicados em periódico do IBCCRIM. Os autores dos melhores trabalhos são selecionados para exposição do respectivo texto no Seminário de Iniciação Científica. Os aprovados no laboratório podem, ao final do curso, se integrar aos diversos temas do Núcleo de Pesquisas do IBCCRIM, em linha de pesquisa de sua preferência.

• Coordenação
Prof. Me. Vicinius de Toledo Piza Peluso