CENTRO DE CIDADANIA, MEDIAÇÃO E PACIFICAÇÃO DE CONFLITOS

• O que é o projeto
O Centro de Cidadania, Mediação e Pacificação de Conflitos surgiu da discussão e pesquisa de temas relacionados à mediação na área ambiental. A iniciativa fomenta a formação cidadã dos estudantes, orientada pelos direitos humanos e propõe a difusão de práticas de resolução não violenta de conflitos e de ampliação do acesso à justiça.

• Como é o projeto
O Centro facilita a comunicação entre os participantes envolvidos nos diferentes projetos, tendo como premissa o diálogo dos diversos saberes que permite a superação de problemas, com o empoderamento das partes envolvidas, sua revalorização e reconhecimento. As ações desenvolvidas fomentam a criação de novos cursos de capacitação, fóruns e debates que auxiliam no processo de formação das pessoas envolvidas. Nesse contexto, para atender e colaborar com o projeto de reforma do Judiciário e na busca pela boa governança no sistema de pacificação de conflitos, a Universidade firmou convênio para capacitação de conciliadores e mediadores judiciais.

• Importância acadêmica
O centro tem participação de alunos e professores de diversas áreas, num enfoque multidisciplinar que contribui para a formação do corpo discente. Esse propósito se reflete na pesquisa cientifica e na busca por soluções para os problemas socioambientais de origem local e regional. A prática de formas alternativas de resolução de conflitos, como mediação e conciliação, permite aos alunos ter consciência da necessidade de democratização do acesso à Justiça e do papel dos estudantes no processo de transformação da sociedade.

• Coordenação
Prof. Dr. Gilberto Passos de Freitas