Tese analisa migrações internacionais em Santos nos finais dos séculos XIX e XX

wellington
Professor Wellington Teixeira

“Santos, em duas viradas de século (do século 19 ao século 20 e do século 20 ao século 21): dinâmicas de configuração social do território de migrações internacionais”. Este é o título da tese de doutorado do professor Wellington Teixeira Lisboa, do curso de Relações Públicas, que foi defendida e aprovada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

 

O objetivo do estudo foi “compreender as dinâmicas populacionais que contribuíram para o processo de configuração do território santista de migrações internacionais, em duas viradas de século”. Para isso, ele analisou a participação dos imigrantes na composição e recomposição social do que chamou de território multicultural, cujo destaque no panorama das migrações internacionais no Brasil mantém-se no século 21.

 

A conclusão é de que as migrações internacionais foram decisivas para a formação socioespacial de Santos, “sendo impossível compreendê-la sem focalizar a contribuição dos imigrantes nessa dinâmica, em especial nas duas viradas de século discriminadas neste estudo”. O professor conta que na primeira transição, a Cidade já se consolidara como um território multicultural no Estado de São Paulo. “As marcas materiais e simbólicas da sua “face” multicultural são perceptíveis nos cotidianos processados nesse território de diversidades, que congrega, concomitantemente, a memória das migrações inscrita no seu solo e os atuais fluxos de imigrantes, de distintas origens e trajetórias, recém-chegados a esse território.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!