TECNOLOGIA – Curso de Ciência da Computação promove Open Data Day em parceria com o Observatório das Vacinas

Evento ocorreu de forma remota e reuniu pesquisadores da UNISANTOS

O maior banco de dados sobre vacinação no Brasil, o Observatório das Vacinas, coordenado por pesquisadoras da UNISANTOS, foi o exemplo dos benefícios que o uso da inteligência artificial traz para a área da saúde, durante a segunda edição do Open Data Day, promovido pelo curso de Ciência da Computação, no dia 6 de março. O workshop, utilizando a linguagem Python, com mineração e análise de dados abertos governamentais, marcou a data que celebra o Dia Internacional dos Dados Abertos.

 

Responsável pelo evento, que contou com o suporte do Laboratório de Inteligência Artificial da UNISANTOS, o professor mestre Thiago Ferauche fez questão de agradecer o apoio das professoras doutoras Carolina Luísa Alves Barbieri e Lourdes Conceição Martins, coordenadoras do Observatório da Vacinas da UNISANTOS e espera que esse tipo de encontro aconteça com mais frequência. “Esse ano por conta da pandemia tivemos que adaptar o evento, mas gostaria de agradecer todos que aceitaram participar e ao Observatório por ceder dados que contribuíram para os trabalhos”, destacou.

 

Lucas Barbosa durante apresentação do estudo
Egresso de Sistemas de Informação, João Carlos analisou dados

João Carlos Nascimento Santos, egresso do curso de Sistemas de Informação, e Lucas Marques Bersoza Ribeiro, data analyst sênior do Grupo Zap, foram os responsáveis por investigarem dados referentes aos números levantados pelo Observatório das Vacinas da UNISANTOS, sob análise dos professores doutores Carolina Luísa Alves Barbieri, Lourdes Conceição Martins e José Fontebasso Neto.

 

Ao analisar dados sobre a cobertura vacinal em municípios e estados do País, João Carlos Santos destacou os benefícios que o uso da Inteligência artificial traz para a área da saúde, e o quanto esse evento é importante para o compartilhamento de dados específicos. Com o propósito de observar todas as variáveis da vacinação, Lucas Ribeiro explicou um pouco mais da investigação que teve como objetivo analisar a correlação entre essas variáveis na primeira e segunda doses aplicadas. Segundo ele, a renda e a longevidade foram pontos que chamaram a atenção nessa pesquisa.

 

Para conhecer banco de dados sobre a cobertura vacinal no Brasil, clique AQUI.

 

 

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!