PESQUISA – Estudantes do ensino médio têm pesquisas premiadas na X Jornada de Iniciação Científica

Pesquisas foram apresentadas de forma remota para comissão julgadora e convidados

Durante um ano, eles superaram todos os desafios, inclusive os impostos pela pandemia de Covid-19 e mostraram que é possível aprimorar o conhecimento, fazer descobertas e comprovar que a ciência pode ser um caminho de superação e para construção de uma vida profissional. De escolas de ensino médio conveniadas com a UNISANTOS, eles integram o Programa de Iniciação Científica e apresentaram, no último dia 22, os resultados de suas pesquisas durante a V Mostra Científica e a X Jornada de Iniciação Científica para o Ensino Médio.

 

De forma remota, mais de 50 estudantes apresentaram as pesquisas para uma comissão julgadora que selecionou os melhores trabalhos em diferentes áreas do conhecimento. Os eventos, promovidos pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), integraram parte das atividades da X Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade, a edição nacional promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e a 6ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Santos.

 

Diretora do Ipeci, professora Adriana Florentino

Diretora do Ipeci, a professora doutora Adriana Florentino de Souza comentou que a décima edição do evento é motivo de comemoração para todos da Universidade. Lembrando da importância da ciência para o mundo na atualidade, ela fez questão de agradecer a participação de todos os estudantes e todo o trabalho desenvolvido pelos professores ao longo de processo.

 

Confira a relação das pesquisas que foram destaque:

“Desenvolvimento de um Híbrido Dimérico com atividade leishmanicida do Metronidazol com o benzofuroxano”, de Amanda Lopes Pinheiro Barone Borges (Liceu Santista), sob a orientação do professor doutor Antônio José Calixto de Souza;

“A influência do conhecimento sobre o passado da língua e o grau de instrução no reconhecimento dos falantes como agentes de modificação e na criação do preconceito linguístico”, de Arthur Ruas Fagundes (Verde que te quero Verde), sob orientação da professora Patrícia Maraccini Nusa, docente da escola;

“Análise das variações de ammonia na presença da macrófita aquatica Limnobium laevigatum”, de Breno Freire de Pinho (Verde que te quero verde), do professor mestre Fabrício Cruz Florêncio da Silva, docente da escola;

“Brasil, Estados Unidos e a Organização das Nações Unidas: Encontros e Desencontros (1990-2002)”, de Bruna Colaço Gorgulho (Liceu Santista), sob orientação do professor doutor Daniel Rei Coronato;

“Estudo da síntese e degradação do bioplástico a partir de: Bagaço do Maracujá e Lignina do bagaço de Cana-de-açúcar”, de Gabrielle Sampaio Fernandes” (EM 1 de Maio), sob orientação do professor mestre Marco Antonio Cismeiro Bumba;

“Relação da quantidade de gastos com medicamentos e do descarte inadequado dos medicamentos”, de Gabrielle Santos Gaspar (ETEC Aristóteles Ferreira), sob a orientação do professor doutor Fabrício dos Santos Cirino;

“Análise de práticas sustentáveis para a gestão de resíduos sólidos em escolas de município de Santos”, de Giovanna Gonçalves Bueno (Colégio Presidente Kennedy), sob a orientação da professora doutora Maria Aparecida dos Santos Accioly;

“Síntese de bioplástico a partir de resíduos agroindustriais”, de Isabela Lopez Fernandez (Colégio Universitas), sob orientação do professor mestre Marco Antonio Cismeiro Bumba;

“A Relação Porto Cidade: Ponta da Praia em Santos”, de Giovanna Rabelo de Moraes (Liceu Santista), sob orientação da professora doutora Clarissa Duarte de Castro Souza;

“De Caetano a Iza: divino, maravilhoso”, de Giovanna Villas Boas Santos (Liceu Santista), sob orientação da professora mestre Ana Cecília da Costa;

“A fonética acústica da fala infantil: desvendando a aquisição da linguagem”, de Juliana Freire dos Santos Henrique Nascimento (Liceu Santista), sob orientação da professora doutora Graziela Pigatto Bohn;

– “Da aquisição da fala à alfabetização: o que os dados de língua escrita podem nos dizer”, de Júlio Fragoso Silva (Verde que te quero Verde), sob a orientação da professora doutora Graziela Pigatto Bohn;

“Elaboração de glossários bilingues de expressões idiomáticas retiradas de seriados”, de Lauro Cesar Santos Blasco (EE Martim Afonso), sob orientação do professor mestre José Martinho Gomes;

“De lato a wat: a tradução de distúrbios da fala para dublagem de animações”, de Mariana Oliveira Weizenmann (Liceu Santista), sob a orientação da professora doutora Graziela Pigatto Bohn;

“Elaboração de evidências científicas para a construção e uso de material educativo na área de promoção da saúde do idoso”, de Maysa Paiva da Silva (Liceu Santista), sob orientação da professora doutora Mariângela Abate de Lara Soares;

“A pesquisa como instrumento de tomada de decisão – Estudo aplicado sobre a inflação de produtos alimentícios básicos”, de Vinícius da Corte Ayres Rodrigues (Colégio Passionista São Gabriel), sob orientação da professora mestre Dalva Mendes Fernandes.

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