Lançamento do livro sobre Esmeraldo Tarquínio reúne cerca de 300 pessoas

Aproximadamente 300 pessoas estiveram presentes, na noite de ontem, no lançamento da obra “Tarquínio – Começar de Novo”,  do jornalista Rafael Motta. Com o selo da Editora Leopoldianum da UNISANTOS, a obra foi apresentada no Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio, no Paço Municipal. O prefeito João Paulo Tavares Papa e o prefeito eleito, Paulo Alexandre Barbosa, estiveram na cerim&ocirc,nia que reuniu políticos, representantes de entidades sociais e sindicatos, jornalistas, familiares e amigos.
O prefeito Papa elogiou a obra e o trabalho da Editora Leopoldianum em contribuir para o resgate e preservação da memória da Cidade. Emocionados, os filhos de Esmeraldo Tarquínio, Esmeraldo Tarquínio Neto e Deborah Tarquínio, falaram da importância da preservação da história e de todo o legado do pai. Pró-reitor comunitário da UNISANTOS, o professor Cláudio José dos Santos ressaltou a contribuição da Editora em lançar o livro para a preservação da memória política de Santos.

 Formado em Jornalismo pela UNISANTOS, Rafael Motta  aborda a trajetória pessoal e política do único negro eleito prefeito de Santos, cassado pela ditadura antes da posse. Fruto de um ano e dois meses de pesquisas e entrevistas, o autor relata a trajetória de Esmeraldo Tarquínio, permeada com acontecimentos históricos, sociais e políticos  de Santos, do Estado e do Brasil, entre as décadas de 1910 e 1990, antes do nascimento e depois da sua morte. 

Rafael Motta destacou que Esmeraldo Tarquínio foi o político regional de origem popular mais importante da história política de Santos, no século XX. Nascido em 1927, foi eleito em 1968 o primeiro e único prefeito negro da história de Santos, cassado um mês antes de tomar posse. Ele teve os seus direitos políticos suspensos até 1979, o que o transformaria no símbolo da luta pela democracia. Fora do cenário político, cursou Jornalismo na UNISANTOS e tornou-se professor de Ética e Legislação em Comunicação, na mesma instituição.  Morreu em 10 de novembro de 1982.

A obra pode ser adquirida nas principais livrarias da região ou diretamente na Editora Universitária Leopoldianum, no Campus Dom Idílio José Soares (Avenida Conselheiro Nébias, 300), de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Confira abaixo a galeria de fotos do evento.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!