PESQUISA – Estudantes e docentes do ensino médio destacam importância do Programa de Educação Científica

Atividades do Expedição Científica proporcionam a experimentação de diferentes áreas do conhecimento em espaços diferenciados

Aproximadamente 200 estudantes das escolas de ensino médio da Região Metropolitana da Baixada Santista, conveniadas com a UNISANTOS, participaram de mais uma edição da Expedição Científica e do Expresso Científico, subprogramas que integram o Programa de Educação Científica para o Ensino Médio, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci). Por meio de oficinas em diferentes áreas do conhecimento, eles tiveram a possibilidade de vivenciar a teoria na prática. Para muitos, a experiência foi marcante e proporcionou uma nova visão sobre o conhecimento científico e sobre as possibilidades de atuação profissional.

 

Max Villafan e Iris Sacramento

Para alguns dirigentes e docentes das escolas parceiras, o programa proporciona mudanças nos estudantes, sendo que é possível verificar que os participantes estão mais empenhados nas aulas, focam mais nos estudos e tornam-se multiplicadores do conhecimento. “Eles estão querendo voltar no próximo semestre. Falei que preciso abrir oportunidade para outros. Foi incrível.  Ampliou o horizonte deles, o que tornou mais fácil a decisão do que fazer. É um privilégio esse programa. Nós estamos muito felizes”, disse o diretor da ETEC de Peruíbe, Max Roberto Santos Villafan.

 

Coordenadora geral da E.E. Zulmira de Almeida Lambert, Iris Kojima Miranda do Sacramento ressaltou a importância do convênio com a UNISANTOS. “Essa parceria tá sendo muito valiosa. Ela permite que o aluno tenha contato com outras experiências. Dá para perceber uma postura diferente do aluno. Ele acaba sendo um multiplicador”.

 

Eloisa Silva e Yuri Villafan

FOCO NOS ESTUDOS – Para a estudante da ETEC Aristóteles Ferreira, Eloisa Santana da Silva, o Expresso Científico contribui para a escolha da área de conhecimento. “Eu achei bem legal. Estava em dúvida em que área seguir, agora estou mais voltada para a área de Biologia”. Estimulado pelas oficinas, o estudante da ETEC de Peruíbe, Yuri Villafan, acredita que o Programa de Educação Científica pode incentivar ainda mais o jovem para seguir com os estudos na universidade. “Achei muito interessante. É algo que incentiva ainda mais os jovens a fazer uma faculdade”.

 

Aylla Matsubara e Lorenzzo Santos

Depois de participar da Expedição Científica, Aylla Matsubara, do Colégio Presidente Kennedy, está mais preparada para a escolha profissional. “Eu achei muito legal porque muitos alunos têm dúvidas sobre qual área seguir. Isso [o programa] ajudou a gente”. Do colégio São José, Lorenzzo Soares Santos ressaltou que as oficinas ajudaram bastante, pois contribuem para a escolha da área a seguir. “Gostei das oficinas. Elas deram uma visão bem clara do que você pode fazer na faculdade”.

Estudantes de escolas parceiras receberam certificados das oficinas do Expresso Científico

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!