Cursos de Relações Públicas e Jornalismo apresentam trabalhos no Intercom 2011

Projetos e pesquisas desenvolvidos por alunos e professores dos cursos de Relações Públicas e Jornalismo foram aceitos e serão apresentados no XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Intercom Sudeste 2011, entre os próximos dias 12 e 14, em São Paulo. No total, seis trabalhos acadêmicos e um  projeto desenvolvido em parceria com o poder público estarão no evento que reúne pesquisadores, professores e alunos de instituições públicas e privadas de todos os estados da região Sudeste.   
 Representações Sociais do Brasil em Portugal: Visibilidade Midiática na Legitimação de Imaginário é o título do artigo do professor mestre Wellington Teixeira Lisboa, do curso de Relações Públicas, que será apresentado na sessão temática Estudos Interdisciplinares da Comunicação.  O trabalho é uma reflexão baseada em levantamento bibliográfico e análise de pesquisa empírica, desenvolvidos em sua dissertação de Mestrado, na Universidade de Coimbra, em Portugal.
 Orientadas pelo professor Wellington Lisboa, as alunas do 7&ordm, semestre do curso de Relações Públicas, Kele Martinez Moura e Cristiane da Silva Pereira,  apresentarão trabalhos na sessão temática Comunicação, Espaço e Cidadania. Kele apresentará o artigo Relações Públicas na Gestão Estratégica da Responsabilidade Social e Cristiane fará exposição do artigo A Comunicação Pública sob a ótica das Relações Públicas. As produções estão baseadas em Trabalho de Conclusão de Curso que apresentam no final do ano, sob a orientação do professor Wellington.
 
Expocom
Além das pesquisas que serão apresentadas, o curso de Relações Públicas  tem dois trabalhos que concorrem no Expocom 2011 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação . Na categoria Produção Multimídia, aberta para todas as áreas da comunicação, o curso concorre com a Produção Audiovisual RP 4.0, e na categoria específica de Relações Públicas, com o jornal impresso denominado Veículo Experimental de Comunicação Institucional RP 4.0. Os projetos foram elaborados pelos alunos do 6&ordm, semestre, em 2010, dentro de um projeto envolvendo as disciplinas de Produção Gráfica II, Eventos, Cerimonial e Protocolo II e Projeto Laboratorial II, sob a responsabilidade dos professores Hermenegildo Rafael Menin, Maria Bernardete Caetano Sarmento, Neusa Lopes Vicente, Lílian Matheus Marques e Wanderley Augusto Rodrigues Camargo.  
 
Jornalismo
Na sessão temática Jornalismo, os professores Marcelo Luciano Martins Di Renzo e Tereza Cristina Tesser apresentam o artigo Jornal O Ladrilho – Pioneiro caso de jornalismo viral como prática de ensino. O projeto é desenvolvido pelos alunos do 2&ordm, semestre, sob a coordenação dos professores, com produção de pequenas notícias que ficam expostas nas paredes de todo o ambiente universitário.
 Os professores Marcelo Luciano Martins Di Renzo e Maria Bernadete Caetano Sarmento vão apresentar artigo na sessão Comunicação, Espaço e Cidadania. O trabalho A comunicação na construção da co-responsabilidade socioambiental fala sobre o projeto de Comunicação Social que está sob consultoria da UNISANTOS e integra o Monitoramento da Dragagem do Porto de Santos exigido pelo IBAMA e de responsabilidade da Codesp.  

 

O evento será realizado na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Avenida da Liberdade, 532), em São Paulo. 

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!