Cultura musical melhora o rendimento acadêmico

Aprender a enfrentar os desafios, concentração nas aulas e controlar a ansiedade. Essas são algumas características percebidas por alunos da Católica que participam da Orquestra Sinf&ocirc,nica Jovem UNISANTOS. Os ensaios, aliados ao estudo individual da música, contribuem para melhorar o rendimento acadêmico dos universitários.

Levados para a sala de aula, os ensinamentos ampliam as habilidades, permitindo maior controle emocional e estímulo ao estudo das mais diversas disciplinas. O maestro Beto Lopes, formado em piano, com mestrado em música e práticas interpretativas, explica que por ser um item de cultura geral, a música traz benefícios para a sociedade, trabalhando aspectos próprios do indivíduo, como ansiedade, persistência, comunicação, concentração e desafio. “A música toca a pessoa, ajuda a desenvolver o trabalho em equipe e a sociabilização”.

O maestro é o responsável pela Orquestra da UNISANTOS, formada por cerca de 40 músicos com média de idade de 18 anos. Ele busca estimular a prática musical dos jovens na Universidade e acha importante o ensino da música nas escolas de educação fundamental, alertando que a iniciativa pode melhorar o comportamento do aluno e revelar jovens talentos.