Autor de livro sobre Esmeraldo Tarquínio participa de evento cultural no Sesc

Formado em Jornalismo pela UNISANTOS, Rafael Motta, autor do livro “Tarquínio – Começar de novo”, publicado pela Editora Universitária Leopoldianum, é o convidado, no dia 19 (sábado), às 17 horas, do Território da Palavra, espaço para discussão sobre arte, cultura e comportamento, promovido pelo Sesc/Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136). Sob a mediação do professor Marcus Vinícius Batista, dos cursos de Comunicação e História, o autor irá discutir a trajetória pessoal e política de Esmeraldo Tarquínio, abordada em sua obra, lançada no final de 2012, em Santos. 

O seu trabalho de pesquisa já foi reconhecido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio de voto de congratulações, no dia 5 de dezembro, de autoria da deputada Telma de Souza. A importância da obra, que retrata a história do primeiro e único negro eleito prefeito de Santos, que foi cassado um mês antes de tomar posse, foi ressaltada pela autora do requerimento de voto de congratulações n&ordm, 2526, de 2012. A deputada ressaltou que Esmeraldo Tarquínio ainda é inspiração para a classe política local e para o movimento negro internacional. 

Obra- O livro “Tarquínio – Começar de Novo” foi lançado no dia 27 de novembro, no Salão Nobre da Prefeitura de Santos. Ele é fruto de um ano e dois meses de pesquisas e entrevistas onde o autor destaca que Esmeraldo Tarquínio foi o político regional de origem popular mais importante da história política de Santos, no século XX. Nascido em 1927, foi eleito em 1968 o primeiro e único prefeito negro da história de Santos, cassado um mês antes de tomar posse. Ele teve os seus direitos políticos suspensos até 1979, o que o transformaria no símbolo da luta pela democracia. Morreu em 10 de novembro de 1982.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!