e-Books

• A Universidade como Espaço de Formação de Sujeitos
Ivanise Monfredini (Org.)
Leopoldianum, 2016

O título da obra representa o tema geral que orientou os debates nas mesas redondas promovidas pela Cátedra Formação de  Sujeitos “Paulo Freire” da UniSantos.  Os debatedores trataram da relação entre arte e formação; da extensão universitária como espaço de formação de sujeitos; dos diferentes referenciais teóricos para pensar a formação de sujeitos; e da relação entre Universidade e os  movimentos sociais. Cada um abordou esses diferentes temas procurando responder se é possível a formação de sujeitos na Universidade brasileira.
Faça o download

• A Coordenação do Trabalho Pedagógico na Escola – Processos e Prática
Maria Amélia Santoro Franco, Elisabete F. Esteves Campos (Orgs.)
Leopoldianum, 2016

O livro é fruto do trabalho realizado por pesquisadores de diferentes instituições, e traz para o debate educacional reflexões sobre a coordenação pedagógica, sua contextualização histórica e a formação identitária do coordenador pedagógico, enfatizando aspectos de sua função como formador de professores, função essa permeada pelos desafios que esse profissional enfrenta no cotidiano das escolas para a organização do trabalho pedagógico, seja nos contextos de formação continuada ou formação em serviço.
Faça o download

• Anais do IV Congresso Internacional de Direito Ambiental Internacional
Maria Luiza Machado Granziera, Fernando Rei (Orgs.)
Leopoldianum, 2016

Nestes anais, o leitor encontrará trabalhos de diversas origens, avaliados por pesquisadores de universidades do Brasil e do exterior, que se debruçam na análise, mesmo que contida, de questões intrincadas e complexas relacionadas com problemas ambientais estratégicos atuais, a partir do estudo de contextos históricos, geográficos, sociais e jurídicos específicos e da dinâmica de alguns regimes internacionais relevantes.
Façam o download

• Arquitetura: Ambiente e Sustentabilidade
Ana Elena Salvi e Cesar Bargo Perez (Orgs.)
Leopoldianum, 2016

O livro é o resultado de pesquisas realizadas por membros do Corpo Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo nas linhas de pesquisa Projeto e Planejamento Urbano-Regional e Patrimônio Histórico Ambiental. O tema é o modo de produção da cidade, mais especificamente a da região da Baixada Santista, com ênfase nas questões ambientais e na sustentabilidade.
Faça o download

• Psicologia e Políticas Públicas: Reflexões e Experiências
Maria Izabel Calil Stamato, Marina Tucunduva Bittencourt Porto Vieira, Daisy Inocência Margarida de Lemos e Hélio Alves (Orgs.)
Leopoldianum, 2016

Os autores, a partir de diferentes olhares e práticas diversificadas, expõem análises e vivências que apontam a contribuição da Psicologia no campo das políticas públicas, em especial de saúde, assistência social e educação.
Faça o download

• Direitos Humanos e Vulnerabilidade em Juízo
Liliana Lyra Jubilut e Rachel O. Lopes (Orgs.)
Leopoldianum, 2016

A obra é produto das atividades do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Vulnerabilidades do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito. Os capítulos foram desenvolvidos a partir da análise de casos judiciais paradigmáticos e auxiliam na compreensão do pensamento que deriva na tomada de decisão pelo aplicador judicial, indicando as possibilidades que decorrem da norma (ou da sua ausência) para a efetiva realização dos direitos humanos.
Faça o download

Energia e Meio Ambiente: Contribuições para o Necessário Diálogo
Maria Luiza Machado Granziera e Fernando Rei (Orgs.)
Leopoldianum, 2015

O Grupo de Pesquisa em Energia e Meio Ambiente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito consolida e amplia áreas de interesse e projetos, confirmando nessa terceira edição de livro a pluralidade e a qualidade da pesquisa e dos trabalhos em curso. Para esta obra, foram selecionados trabalhos relacionados às linhas de pesquisa Petróleo e Gás, Energias Renováveis e Mediação de Conflitos Ambientais.
Faça o download

• 3º Colóquio Panorama de Pesquisa Jurídica
Alcindo Fernandes Gonçalves, Maria Luiza Machado Granziera (Orgs.)
Leopoldianum, 2013

A obra é o resultado dos trabalhos de pesquisa de alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu no campo do Direito, apresentados no 3º Colóquio: Panorama da Pesquisa Jurídica, realizado em agosto de 2012, na Universidade Católica de Santos. Os colóquios são produto do convênio firmado entre instituições paulistas, mantenedoras de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito. Entre os objetivos, destaca-se a preocupação com o desenvolvimento da pesquisa, do intercâmbio e das atividades de extensão.
Faça o download

• Petróleo, Gás e Meio Ambiente 2013
Fernando Rei, Maria Luiza Machado Granziera (Orgs.)
Leopoldianum, 2013

O Grupo de Pesquisa em Energia e Meio Ambiente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito vem consolidando e ampliando áreas de interesse e projetos. Nessa área de pesquisa, temas novos, como os atrelados à gestão de risco, às mudanças climáticas e às energias renováveis, representam um conjunto de oportunidades que felizmente os pesquisadores do Direito resolveram abraçar.
Faça o download

• Direito Ambiental - 2º Congresso Internacional de Direito Ambiental Internacional
Ana Claudia Ribeiro Cardoso da Silva, Gilberto Marcos Antônio Rodrigues, Marcelo Lamy e Vladimir Garcia Magalhães(Orgs.)
Leopoldianum, 2013

Comprometida com a sustentabilidade, a Universidade Católica de Santos desenvolve projetos que são referência ambiental no País, como o único programa de doutorado em Direito Ambiental Internacional do país e de toda a América Latina, a Agenda 21 de Cubatão e a Agenda Ambiental do Porto de Santos. Nesse contexto, realizou em 2012 o 2º Congresso Internacional de Direito Ambiental Internacional, ao mesmo tempo que sediou o 5º Congresso Internacional sobre Meio Ambiente e Direito Ambiental da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente (Atina).
Faça o download

• Petróleo, Gás e Meio Ambiente
Alcindo Gonçalves, Maria Luíza Machado Granziera (Orgs.)
Leopoldianum, 2012

O livro é produto do trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa Energia e Meio Ambiente, do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Católica de Santos. O objetivo geral do projeto foi estabelecer uma visão analítica das atividades relativas ao gás e petróleo, com todas as suas especificidades relativas ao desenvolvimento econômico e as relações de tais atividades com as normas ambientais, internacionais e do Direito brasileiro, e o desenvolvimento social.
Faça o download

• Pesquisa em Saúde Coletiva: Diálogos e Experiências
Amélia Cohn, Denise Martin, Rosa Maria Ferreiro Pinto (Orgs.)
Leopoldianum, 2012

A obra reflete a diversidade de olhares da produção científica no campo da Saúde Coletiva. Os temas e abordagens metodológicas incluem a área de Ambiente e Saúde, especialmente na linha de risco ambiental; a saúde mental, buscando articular o conhecimento na área de Ciências Humanas com a de Epidemiologia; as doenças negligenciadas; as possibilidades e desafios do desenvolvimento das pesquisas na área genômica e da saúde pública; as redes de Atenção à Saúde, envolvendo os municípios da Baixada Santista; e a relação entre saúde e vulnerabilidade social na área dos cortiços de Santos e entre presidiárias do sistema prisional da região.
Faça o download

• Política Ambiental, Negociação de Conflitos e Sustentabilidade
Ícaro Aronovich da Cunha
Leopoldianum, 2008

O livro trata da evolução da gestão ambiental pelo enfoque do entendimento de conflitos ambientais, que contrapõem perspectivas dos diferentes grupos humanos para a utilização dos recursos ambientais e as consequências de umas formas de uso sobre as demais. A hipótese geral da pesquisa é a de que o conflito ambiental pode ser trabalhado para que as energias aí presentes auxiliem a economia a girar num sentido mais sustentável.
Faça o download

Fechar [X]