Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Católica de Santos, identificado pela sigla CEP, é um órgão colegiado, multidisciplinar, de caráter público e autônomo, vinculado ao Gabinete do Reitor, constituído nos termos da Resolução nº. 196 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), de 10 de outubro de 1996, e hoje da Resolução nº. 466/12. Ele tem por finalidade avaliar e acompanhar os aspectos éticos de pesquisas envolvendo seres humanos e, dessa forma, proteger a integridade e a dignidade dos sujeitos/participantes, de acordo com os valores ético-cristãos, integrando-se à missão institucional da Universidade.

O credenciamento do CEP junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) se deu em 28/06/2005, e sua última renovação foi em 31/05/2015.

ATRIBUIÇÕES DO CEP
• Desempenhar papel deliberativo, consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética na pesquisa científica, cabendo a ele a responsabilidade pelas decisões sobre a ética das pesquisas a serem desenvolvidas;
• Revisar os protocolos de pesquisa gerados pela comunidade acadêmica, envolvendo seres humanos, de modo a garantir e resguardar a integridade e os diretos dos participantes nas referidas pesquisas;
• Analisar e acompanhar todos os protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos, submetidos ao CEP de acordo com as normas e resoluções vigentes;
• Categorizar os protocolos de pesquisa, após análise e julgamento, de acordo com a Norma Operacional 001/2013, que dispõe sobre a organização e funcionamento do Sistema CEP/Conep e sobre os procedimentos para submissão, avaliação e acompanhamento da pesquisa e de desenvolvimento envolvendo seres humanos no Brasil.

CALENDÁRIO DE REUNIÕES ORDINÁRIAS – 2017
Faça o download

REGIMENTO INTERNO
Faça o download

RESOLUÇÃO N.º 466/12 CNS
As atividades de pesquisa em saúde têm sido ampliadas em quantidade e complexidade nos últimos anos. Isso fornece inúmeros questionamentos éticos relativos ao processo de planejar, executar, avaliar e divulgar os resultados dos projetos de pesquisa que envolvem seres humanos.

A Resolução nº 466/2012 que trata de pesquisa em seres humanos foi publicada dia 13 de junho de 2013 no Diário Oficial da União. A resolução foi aprovada pelo Plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS) na 240ª Reunião Ordinária, em dezembro de 2012.

A resolução traz termos e condições a serem seguidos e trata do Sistema CEP/Conep, integrado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep/CNS/MS do CN) e pelos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) compondo um sistema que utiliza mecanismos, ferramentas e instrumentos próprios de interrelação que visa à proteção dos participantes da pesquisa.

Faça o download da Resolução nº. 466/12 CNS

INTEGRANTES DO CEP