Prédio dos Laboratórios – 2º Andar

Agência Experimental de Jornalismo
• Apoia as disciplinas laboratoriais de Jornalismo Impresso (Agência Facos, Entrevista e Revista).
• Atende os leitores dos veículos laboratoriais impressos, bem como a comunidade externa, no que diz respeito a sugestões de pauta, reclamações, solicitações de exemplares do arquivo, ou materiais que sirvam a pesquisa.
• Contribui com atividades práticas nas disciplinas laboratoriais, como coberturas jornalísticas de eventos programados (eleições e Jogos Abertos, entre outros).
• Acompanha o desenvolvimento do Projeto Jovem Jornalista, realizado em parceria com o jornal A Tribuna, por meio de reuniões com a equipe do jornal, orientação aos alunos quanto ao cumprimento do cronograma, sugestão de pauta, produção da reportagem e fechamento da página.
• Presta apoio aos alunos interessados na Semana Estado de Jornalismo (promoção do jornal O Estado de S. Paulo e o banco Santander), bem como em congressos acadêmicos, como o Intercom, por meio da divulgação de eventos, informação sobre inscrição e outras iniciativas que possam facilitar a participação dos alunos.
Curso: Jornalismo

Agência Experimental de Publicidade e Propaganda
• Possibilita ao aluno contato mais próximo com o mercado publicitário.
• Permite atendimento ao cliente; elaboração de briefing; brainstorm; definição estratégica da mensagem e sua aplicação nas peças publicitárias, com encaminhamento para produção.
• Espaço para o professor orientar o aluno no desenvolvimento das ações, relacionando os ensinamentos teóricos à prática; propiciando contato mais próximo com a realidade do mercado de trabalho; e fomentando a experimentação de ideias, formatos e estratégias.
• Local para o professor supervisionar a elaboração e finalização das peças publicitárias, para que o resultado seja um produto compatível com o que é desenvolvido pelo mercado profissional.
Curso: Publicidade e Propaganda

Agência Experimental de Relações Públicas
• Espaço de prática profissional dos alunos de RP, próprio para planejamento e execução de serviços de comunicação voltados a clientes internos e externos.
• Projeto de caráter acadêmico e de extensão universitária para alunos a partir do 5º semestre do curso.
• Cuida dos estágios e da relação com órgãos da categoria, bem como com o mercado profissional.
• É responsável pela organização e realização de eventos institucionalizados (RP, O Destaque é Você; encontro de egressos; Dia Nacional e Dia Internacional dos RPs; homenagens, etc.).
Curso: Relações Públicas

Ateliê
• Utilizado nas aulas práticas e em trabalhos das disciplinas de Projeto.
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Estúdio de Imagem
• Espaço destinado para as aulas de fotografia.
Cursos: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas

Estúdio de Rádio
• Permite o desenvolvimento de habilidades para a produção jornalística, como produção e edição de programas radiofônicos de entrevistas, mesas redondas e boletins de notícias, além de jingles, vinhetas e trilhas sonoras.
Cursos: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas

Laboratório de Conforto Ambiental
• Apoia alunos e professores em trabalhos nos segmentos de Acústica Urbana e Arquitetônica; Climatologia e Meteorologia; Produção, Controle e Destino Final de Resíduos Sólidos e Particulados; Produção e Consumo Energético; Planejamento Ambiental; Conforto Térmico; Ventilação e Iluminação Natural e Artificial de Ambientes; Ergonomia; e Acessibilidade.
• Diretamente ligado ao conforto ambiental e do ambiente construído e habitado (Arquitetura e Construção Civil), bem como ao gerenciamento ambiental urbano.
• Apoia ações nas áreas de Desenho Urbano; Urbanismo e Planejamento Urbano; Projeto e Obras; e Gestão de Edifícios em geral, dando ênfase às questões espaciais, construtivas e de gerenciamento.
Cursos: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Petróleo; Engenharia de Produção; Ciências Biológicas

Laboratório de TV e Estúdio de TV
• Permitem o desenvolvimento de habilidades para a produção jornalística e publicitária de programas televisios, comerciais, telejornais, programas de entrevistas, clips e dramatizações.
Cursos: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas

Laboratório de Física
• Dá suporte às disciplinas básicas de vários cursos.
• Contém materiais didáticos e pedagógicos nas áreas da Física e da Matemática.
Cursos: Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Petróleo; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Matemática

Laboratório de Geociências
• Dá suporte às disciplinas de Geologia e Paleontologia.
• Nesse laboratório, os alunos aprendem técnicas de identificação de minerais a partir de amostras selecionadas e desenvolvem habilidades para identificação de áreas de riscos geológicos.
Cursos: Arquitetura e Urbanismo; Ciências Biológicas; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Petróleo; Engenharia de Produção; História

Laboratório de Hidráulica
• Estruturado para atender às aulas práticas no segmento das instalações hidráulicas residenciais prediais.
Cursos: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Civil

Laboratórios de Elétrica e Metrologia
 • Estão estruturados para atender às aulas práticas no segmento das instalações elétricas residenciais prediais; conversão eletromecânica de energia; sistemas de potência; automação e controle; servomecanismo; transmissão de dados via fibras ópticas; transmissão em V/UHF; e sistemas mutiplexidos.
Cursos: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Elétrica