Aluno vencedor do Ópera Prima conquista também voto popular

voto-popular-opera-prima
Projeto “Requalificação Urbana no Perequê”, produzido por Dhiego Torrano

Depois de ser apontado como um dos cinco vencedores nacionais da 24ª edição do Prêmio Ópera Prima, por meio de avaliação técnica da comissão julgadora, o projeto “Requalificação Urbana no Perequê”, produzido por Dhiego Magalhães Torrano, sob orientação do professor mestre José Maria Macedo Filho, conquistou também a categoria Escolha do Público.

De acordo com a organização do evento, promovido pela revista Projeto Design, foram registrados mais de 100 mil votos. Para Dhiego, a conquista do “Voto Popular” tem relação com os alunos da UNISANTOS, que participaram e divulgaram a votação. Mesmo ciente dessa colaboração, o arquiteto revela surpresa pela vitória. Como prêmio da categoria especial, Dhiego recebeu um MacBook Pro 13.

“Esse prêmio é santista e da nossa Universidade. Agora esse sonho de estudante parece mais próximo, possível e de fato pode ser alcançado”, comenta Dhiego, antes de agradecer todos que de alguma forma colaboraram com essa conquista.

Projeto – O local da intervenção proposta pelo trabalho é o bairro do Perequê, habitado por uma comunidade de pescadores, na cidade de Guarujá. O projeto apresenta uma possível solução para reverter o processo de ocupações irregulares, por meio da criação de uma baia quadrada, conectando as residências à escola, ao mercado e a outros elementos representativos da comunidade local. O modelo arquitetônico escolhido busca uma nova tipologia, propondo um sistema de módulos pré-moldados que visa a redução das ações construtivas.

Prêmio – O Ópera Prima é promovido pela revista Projeto Design. Ele é voltado aos alunos que tenham desenvolvido o seu trabalho final e concluído o curso de Arquitetura e Urbanismo. A 24ª edição foi destinada aos estudantes que concluíram o curso nos anos de 2011 e 2012. A Escolha do Público aconteceu por meio de votação no portal eletrônico da revista.