Professora irá cursar doutorado sanduíche na Universidade de Toronto

Graziela-Bohn
Professora permanece durante 1 ano no Canadá

Dos cursos de Tradução e Interpretação e Relações Internacionais, a professora Graziela Pigatto Bohn Casagrande participa, a partir do mês de fevereiro, do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior. Com bolsa da Capes/MEC, ela permanecerá durante 1 ano, na Universidade de Toronto, no Canadá, para dar sequencia aos estudos na área da linguística.

Doutoranda em Linguística na USP, ela conheceu o teórico, o professor emérito da Universidade de Toronto, doutor Elan Dresher, em um congresso na Universidade Manchester. Como utilizava parte da sua teoria nos estudos, surgiu o convite para que fosse aprofundar as suas pesquisas no Canadá.

Para ter direito à cota anual de bolsa da USP para o doutorado sanduíche, a professora Graziela recebeu pareceres de pesquisadores, teve o currículo avaliado e passou por entrevista. Ela concorreu com mais duas candidatas. “O processo durou seis meses. Estou feliz e agradeço muito pelo incentivo que recebi da UNISANTOS para que eu possa estar fora durante um ano. Sempre senti um ambiente favorável para a pesquisa aqui”, destaca.

A professora Graziela pesquisa a aquisição de linguagem por bebê, como ele processa, ou seja, como a linguagem se desenvolve. Ela faz parte do grupo de pesquisadores que defende que a linguagem é inata, inerente ao ser humano. Segundo a pesquisadora, independente do meio, todas as crianças desenvolvem a linguagem da mesma forma. “Todo mundo desenvolve a linguagem. A criança aprende tudo e muito rápido”.