Prato típico do restaurante-escola concorre no Festival Sabor de São Paulo

Aluno Gastronomia - Bruno Justo
Autor do prato, chef Bruno Justo

“Filé mignon à Estação Bistrô” é o nome da receita do restaurante-escola que está entre as 10 selecionadas que participam de mais uma etapa regional do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo. O evento acontece nesta segunda-feira (10), às  17 horas, na antiga estação do Valongo, onde está localizado o próprio restaurante e a Secretaria de Turismo de Santos.

A receita foi elaborada pelo chef Bruno Medeiros Justo e tem os seguintes ingredientes: filé mignon, pupunha in natura, batata, cream cheese, brócolis, demi-glace, mandioquinha, manteiga, sal e pimenta branca.   Formado em Gastronomia pela UNISANTOS, o autor do prato foi estagiário do restaurante-escola e, no segundo semestre de 2012, contratado como funcionário.

O Festival Gastronômico Sabor de São Paulo é uma realização da Secretaria de Turismo, em parceria com a Revista Prazeres da Mesa. O objetivo é incentivar e tornar público os ingredientes, matérias–primas e pratos típicos do Estado de São Paulo. Todos os pratos selecionados constarão no Guia Turístico Gastronômico, que será produzido após a última etapa e distribuído gratuitamente em locais estratégicos.

Restaurante-escola – Inaugurado em 2012, o primeiro da região é sucesso e supera as expectativas de público desde o seu primeiro dia de funcionamento. Projeto realizado em parceria pela UNISANTOS, Prefeitura de Santos e Ministério de Turismo, tem o objetivo de qualificar jovens em condições de vulnerabilidade social, cadastrados no Centro de Referência de Assistência Social.

Além de administrar o espaço, a UNISANTOS atua na capacitação dos jovens e proporciona campo de estágio para os alunos dos cursos de Gastronomia e Nutrição.  Muitos, mesmo antes de terminarem o curso, já têm vagas garantidas em bares e restaurantes da região.

O restaurante-escola está localizado na Estação do Valongo, no Centro Histórico de Santos, e funciona das 12 às 15 horas.