Competição de Pontes de Macarrão inicia Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação

ponte-macarrão
Alunos exibem ponte que suportou 105 quilos

Suportando 105 quilos e 999 gramas, o projeto desenvolvido pelos alunos Bruno Nunes da Eira, Fernando Pekny, Letícia Souza Alves e Priscilla dos Santos Nunes, do 4 º semestre de Engenharia Civil, e Ana Paula Silva dos Santos, do 4º  semestre de Engenharia de Produção, foi o grande vencedor da nona edição da competição de Pontes de Macarrão, que aconteceu no último dia 17, no campus Dom Idílio José Soares.

ponte-macarrão2
Alunos aplicam peso para
o teste de resistência

Integrando o XII Encontro de Ciências Exatas e Tecnologia e a VI Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade, que faz parte do calendário nacional, o evento contou com a participação de mais 75 alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Petróleo e Engenharia de Produção. No total, 20 pontes foram projetadas com objetivo principal de suportar a maior carga possível.

Para construir suas pontes os futuros engenheiros tiveram que colocar em prática os conhecimentos obtidos na disciplina de Mecânica de Sólidos, ministrada pelo professor mestre Carlos Eduardo Mendes Gouveia, que também coordenou a competição. As regras determinavam que a ponte tinha que ter peso máximo de 1 quilo e 300 gramas, e comprimento de 1 metro. Os materiais utilizados foram apenas massa do tipo espaguete, resina, cola do tipo massa, apoio em tubo de PVC e barra de aço para aplicação dos pesos.

ALIMENTOS – Todos os estudantes que participaram do evento doaram um pacote de macarrão que será destinado a uma instituição de caridade da região.