Mestre em Saúde Coletiva é aprovado pela Cátedra UNESCO no doutorado em Portugal

aluno - mestrado
Eduardo da Silva Guimarães

Mestre em Saúde Coletiva pela UNISANTOS, o professor Eduardo da Silva Guimarães é o primeiro docente do Brasil aprovado, pela Cátedra da UNESCO sobre Geoparques, para o doutorado em Ciências do Desporto na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, em Portugal.

“Geoparques, desenvolvimento regional sustentável e estilos de vida saudável” é o tema do seu projeto que está relacionado com a linha de pesquisa da Cátedra da UNESCO, denominada “Atividade física em espaços naturais: análise multidisciplinar dos benefícios para saúde”. Segundo o professor, como a sua pesquisa tem relação com as atividades em ambientes abertos ligados a geoparques, a coerência com a intenção da UNESCO foi natural.

Após concluir o mestrado na UNISANTOS, em 2010, Eduardo Guimarães foi aprovado, no mesmo ano, para professor efetivo da Universidade Regional do Cariri, instituição pública do Estado do Ceará. Do Departamento de Educação Física da instituição, atua no Geopark Araripe, o primeiro das américas e hemisfério sul reconhecido pela GGN (Global Geoparks Network), composto por nove geossítios que estão distribuídos em seis municípios da região do Cariri.