Índice do custo da cesta básica de alimentos fica em R$337, 54, em dezembro

cesta-basicaO valor da cesta básica de alimentos em Santos ficou em R$337, 54, no mês de dezembro, uma redução de 1,12% quando comparado ao mês de novembro (R$341,35). Ele representa cerca de 31% do valor do salário mínimo mensal do Estado de São Paulo, sendo que o custo é referente a 13 itens e o gasto que um trabalhador em idade adulta teria, por mês, para comprá-los. Os dados fazem parte do Índice do custo da cesta básica de alimentos (ICCB – UNISANTOS), elaborado, desde o mês de agosto, por docentes-pesquisadores e estudantes ligados ao Laboratório Econômico e Social, sob a coordenação do curso de Ciências Econômicas.

Os itens que apresentaram as maiores reduções de preços foram a carne (-3,85%), o arroz (-3,45%) e o feijão (-3,16%). Os aumentos mais expressivos de preços ocorreram no óleo de soja (1,51%), na banana nanica (1,44%) e no açúcar (1,34%). O tempo mensal trabalhado e necessário para adquirir a cesta básica de alimentos ficou em 69 horas.

Para constituir o índice é realizada coleta semanal, de segunda a sexta-feira, durante um mês, excluindo-se os dias de promoção de produtos, em supermercados e hipermercados de Santos, nas zonas Central, Intermediária e Orla. Os bairros contemplados, são: Vila Mathias, Vila Nova, Paquetá, Campo Grande, Macuco, Vila Belmiro, Estuário, Jabaquara, Encruzilhada, Gonzaga, Ponta da Praia, Embaré, Aparecida, José Menino, Boqueirão, Areia Branca, Chico de Paula, Vila São Jorge, Jardim Castelo e Saboó.

EQUIPE – A equipe responsável pelo trabalho é da área de Negócios, formada pelo professor doutor Caio Cesar Mussolini, e professores mestres Dalva Mendes Fernandes e João Alfredo Carvalho Rodrigues Gonçalves, além dos estudantes Larissa Dias de Almeida (Ciências Econômicas), Leandro Botelho Correia (Administração) e Paula Tavares Brandão (Administração).