Farmácia Popular, no Campus Vila Nova, começa a funcionar na segunda-feira (21)

A partir de segunda-feira (21), começa a funcionar a Farmácia Popular, no Campus Vila Nova (Rua da Constituição, 321), fruto de parceria entre a Prefeitura, Ministério da Saúde e UNISANTOS. A cerim&ocirc,nia de inauguração foi realizada na manhã desta quinta-feira (17), com a presença do prefeito João Paulo Tavares Papa, da reitora, professora Maria Helena de Almeida Lambert, do secretário municipal de Saúde, Odílio Rodrigues Filho, de pró-reitores, coordenadores de curso e professores da UNISANTOS, e secretários municipais, além de representantes da Câmara Municipal e da Fundação Oswaldo Cruz, coordenadora do Programa Farmácia Popular do Brasil.

O objetivo da Farmácia Popular, que passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas, é assegurar o acesso a medicamentos essências para doenças como diabetes, hipertensão e problemas gástricos, entre outras. O local conta com sala de espera, despensação, depósito, gerência e administração. Para os alunos do curso de Farmácia da UNISANTOS, o local será mais um espaço diferenciado para estágio.

A Farmácia Popular passa a ocupar um local onde, hoje, a UNISANTOS mantém os serviços integrados de saúde, como a Clínica de Fisioterapia, Clínica de Psicologia, Clínica de Serviço Social e Laboratório de Análises Clínicas. Com serviços diferenciados, a preços populares, os equipamentos atendem a população, seja na realização de exames ou no tratamento de inúmeras patologias.

Parceria

Para o prefeito de Santos, a parceria com a UNISANTOS é muito positiva. Ele ressaltou que os diversos projetos municipais desenvolvidos com a Universidade são extremamente importantes. “Com a Farmácia Popular, a UNISANTOS poderá utilizar o espaço para aperfeiçoar o conhecimento dos seus alunos”. O secretário de Saúde, Odílio Rodrigues, lembrou que desde o início da discussão sobre a implantação da Farmácia Popular, em 2007, a UNISANTOS demonstrou interesse pela parceria. Em nome da reitora Maria Helena, ele agradeceu o empenho da instituição. A professora Maria Helena enfatizou que o projeto vai ao encontro da filosofia do curso de Farmácia, no compromisso ético e luta por um atendimento responsável. “A parceria também é rica para que os alunos possam vivenciar na prática os ensinamentos teóricos”.