Estudantes de Nutrição criam produtos alimentícios funcionais e inovadores

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Trabalho alia criatividade com conhecimentos específicos

Aliar criatividade e pesquisa com conhecimentos aprendidos durante o curso. Foi essa a experiência vivenciada pelos estudantes do 6º semestre do curso de NUTRIÇÃO no trabalho interdisciplinar envolvendo Marketing Nutricional, Dietoterapia e Nutrição Social. O objetivo foi a criação de produtos alimentícios para auxiliar determinada patologia. Além disso, os futuros nutricionais deveriam elaborar também estratégias de marketing.

 

Como resultado, surgiram sete produtos inovadores que foram apresentados e avaliados no Laboratório de Gastronomia e Nutrição, no último dia 17. Steak a base de frango e soja para estimular uma alimentação mais saudável, brownie de feijão para auxiliar crianças com anemia, mousse de banana para idosos que necessitam de ingestão de cálcio, muffin de banana voltado para adultos com colesterol alto, cookies de cacau sem glúten, bolo de pote para diabéticos e quibe de atum para melhorar a hipertensão foram os trabalhos apresentados.

 

Cada grupo expôs seu produto alimentício, explicando as propriedades nutricionais e as estratégias mercadológicas, o que envolveu também a criação de embalagens. Os grupos foram orientados pela professora mestre Rosângela Bampa Schattan (Marketing Nutricional), pela professora doutora Renata Doratioto Albano (Nutrição Social) e pela professora mestre Fabiana Sanches da Mota Ribeiro (Dietoterapia).

 

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Produtos inovadores foram apresentados no Laboratório de Gastronomia e Nutrição

O grupo da estudante Sol Paloma Monserrat Venialgo idealizou o Choco Beans, um Brownie de Feijão com calda de laranja. Sol contou que o objetivo era criar um produto rico em ferro e atraente para crianças. Assim, o grupo testou receitas e ingredientes até chegar ao resultado final. Para ela, a experiência, apesar de desafiadora, foi muito proveitosa, principalmente por ser uma atividade prática.

 

Tomando como base a obesidade, o grupo de Vitor Antonio Marassi Guariento criou o Steak Fiber. Para a criação do produto, Vitor disse que estudaram a fisiologia da doença e, devido a preferência do público por produtos industrializados, resolveram trazer para um âmbito mais saudável. O estudante destacou que o grande diferencial foi ter que pensar na questão do marketing.

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