Estudantes das escolas católicas articulam a criação da ANEC Jovem Baixada Santista

ANEC Jovem
Encontro dos estudantes das escolas católicas da região foi no Campus Dom Idílio José Soares

Inspirados em Dom Bosco, considerado patrono dos jovens, estudantes das escolas católicas que integram a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC Baixada Santista – reuniram-se, no último dia 31, dia da festa do santo fundador e pai da família Salesiana.  O objetivo foi aproximar os jovens do Ensino Fundamental II e Ensino Médio por meio da criação da ANEC Jovem e organizar uma agenda comum de atividades.

ANEC IV
Dinâmicas em grupo fizeram parte do evento

Recepcionados pelo pró-reitor de Pastoral da UNISANTOS, o professor padre Cláudio Scherer da Silva, e com a participação de docentes das escolas, os estudantes discutiram assuntos relacionados à educação católica e realizaram dinâmicas para facilitar o conhecimento entre os representantes de diferentes colégios. Participaram as escolas São José, Stella Maris, Coração de Maria, Passionista Santa Maria, Liceu Santista e a Pastoral da UNISANTOS.

ANEC BAIXADA SANTISTA – De acordo com o docente de ensino religioso do Colégio São José, e um dos criadores do grupo, o professor José Paulo dos Santos, a ideia de instituir a ANEC Jovem nasceu durante os encontros da ANEC Baixada Santista, no ano passado. Segundo ele, o grande intuito deste grupo é de promover a aproximação entre os jovens e auxilia-los na preparação de encontros. “Até pela nossa experiência de já ter participado de grupos de jovens, nós poderemos dar todo um suporte para eles nesses encontros, lembrando que os alunos são os protagonistas”, disse.

ANEC Jovem III
Jovens e docentes querem promover ações conjuntas

IDENTIDADE CATÓLICADo Colégio Passionista Santa Maria, a estudante Maria Luiza Gonçalves de Sousa, de 15 anos,  acredita que essa chance de poder participar de um grupo de jovens é algo muito importante. “Aqui nós teremos a chance de conhecer novas pessoas, formar novas amizades com pessoas que pensam de maneira parecida com a nossa”.

Leonardo Pedroso
Leonardo Pedroso, do Colégio Stella Maris

Com experiência e participação em grupos religiosos, o estudante do Colégio Stella Maris, Leonardo Pereira Diegues Pedroso, de 15 anos, comentou que a união entre todas as escolas com o mesmo propósito faz com que os jovens desenvolvam uma mentalidade diferente e uma série de princípios humanísticos.  “Eu acredito que devo seguir meu caminho na UNISANTOS, pois ela segue os preceitos católicos e faz com que os jovens tenham uma visão crítica sobre os fatos no mundo de hoje”, enfatizou.