Do curso de Enfermagem, professora Luzana Bernardes recebe o prêmio Anna Nery

Luzana
Professora Luzana Bernardes

Do curso de Enfermagem, a professora doutora Luzana Mackevicius Bernardes recebe, no próximo dia 13, o prêmio Anna Nery, uma honraria para quem se distingui pelo exercício profissional exemplar e contribui para o desenvolvimento da enfermagem no âmbito da assistência, da administração, do ensino e da pesquisa. Promovida pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, a outorga acontece, às 19 horas, na Câmara Municipal de Santos (Praça José Bonifácio, 1), no bairro Vila Nova.

 

Graduada em Enfermagem, especialista em Saúde Pública e Administração Hospitalar, mestre e doutora em Saúde Coletiva pela UNISANTOS, a professora Luzana Bernardes é enfermeira na rede municipal de saúde de Santos, da coordenadoria de controle de doenças infecciosas, e chefe de seção da Casa de Apoio e Solidariedade aos pacientes de AIDS. Ela representa a UNISANTOS no Comitê Metropolitana do Fundo Global da Costa da Mata Atlântica e é membro do Núcleo Acadêmico de Pesquisa e Extensão em Tuberculose da UNISANTOS.

 

Anna Nery – Nascida em Cachoeira do Paraguaçu, cidade do interior da Bahia, em 13 de dezembro de 1814, Anna Justina Ferreira Nery foi a pioneira da Enfermagem no Brasil. Em 1865, embarcou em Salvador rumo à Guerra do Paraguai para auxiliar o Exército Brasileiro. Serviu como voluntária até 1870 e a partir daí ofereceu seus serviços como enfermeira enquanto durasse o conflito. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1880, aos 66 anos de idade.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!