Curso de Engenharia Ambiental obtém nota máxima em avaliação do MEC

nota5
Laboratório de Geociências está entre os diferenciais do curso
nota5.2
Laboratório de Conforto Ambiental possibilita estudos específicos

“De qualidade excelente. Nota 5”. Assim, Engenharia Ambiental da UNISANTOS entra para o seleto grupo de cursos com nota máxima no País, único na região. O registro foi feito por avaliadores do MEC, depois de visita in loco, entre os dias 28 e 31 de maio. Em todas as dimensões analisadas (organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura), o curso obteve notas de excelência em itens, como: contexto educacional, objetivos do curso, perfil profissional do egresso, estrutura curricular, metodologia, apoio ao discente, titulação do corpo docente, laboratórios e salas de aula.

Os avaliadores consideraram as instalações e infraestrutura oferecidas como excelentes, destacando o sistema de controle acadêmico, salas de aula e acesso dos alunos a laboratórios didático-especializados e de informática. “As instalações físicas da Universidade atendem em alto nível de qualidade as necessidades do curso, os prédios apresentam boa iluminação e ventilação, além de excelente conservação”.

nota5.4
Alunos realizam visitas técnicas e estudos no Porto de Santos

Em relação ao corpo docente, destacaram que o mesmo é titulado, experiente e atende de forma excelente os objetivos. Destaque para o regime de trabalho, atuação da coordenação do curso e produção acadêmica dos docentes, com ênfase na motivação e envolvimento em pesquisa científica e na orientação dos alunos.  Também foram ressaltadas as instalações da biblioteca, com conforto e acessibilidade, e a bibliografia básica e complementar.

Outro diferencial apontado foi o envolvimento dos alunos e docentes em atividades de ensino, pesquisa e extensão, “sendo que os laboratórios possuem muitos equipamentos de alta tecnologia, garantindo a qualidade nas atividades desenvolvidas nas três esferas de atuação”. O envolvimento dos professores em grupos de pesquisa, projetos de extensão e culturais foi enfatizado, considerando a atuação em Santos e na Região Metropolitana da Baixada Santista.

Reconhecimento – Coordenador do curso e diretor do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia, o professor doutor Cléber Ferrão Corrêa considera que a nota é consequência de um trabalho do colegiado e de investimentos da instituição para um curso de referência nacional. Ele ressalta ainda os grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, a produção científica, com destaque para a elaboração da agenda ambiental do Porto de Santos, a primeira do País. “Temos uma infraestrutura de ponta, corpo docente qualificado e um excelente trabalho em parceria com a Petrobras, Codesp, prefeituras e ongs”, destaca.