Curso de Enfermagem participa de projeto de vacinação contra Hepatite B

Com a proposta de imunizar alunos da UNISANTOS, com até 30 anos de idade, o curso de Enfermagem é parceiro  da Secretaria Municipal de Saúde de Santos no projeto de vacinação contra Hepatite B. Iniciada no último dia 14, ela prossegue na quinta-feira (23), das 8 às 12 horas e das 19 às 22 horas, no Laboratório de Enfermagem, no Campus Dom Idílio José Soares.

“Um dos problemas sérios de saúde pública é a hepatite, mas principalmente as que ocorrem através da transmissão sexual. A gente considera a hepatite como a doença do século, pois temos mais casos de hepatite se comparado, por exemplo, com a AIDS”, disse a professora do curso de Enfermagem, Lia Keiko Watanabe, que também ministra programas de diretrizes do ministério da saúde, dentre eles o programa de imunização.

A vacina é disponibilizada em três doses, e todas serão fornecidas por meio desse projeto. A professora Lia também falou da expectativa da vacinação. “Do total do campus, que tem em torno de três mil alunos, esperamos vacinar 70%, que seriam os adolescentes, jovens e adultos, com até 30 anos”.

Ela também ressaltou a importância de discutir com os alunos os problemas da Cidade e a integração com a Secretaria de Saúde. “A Universidade procura trabalhar, principalmente, na área da saúde coletiva, discutindo a questões que envolvem o município”.

Aluna do 7&ordm, semestre de Nutrição, Ana Lúcia Brandi Clemente, 24 anos, acha o projeto importante porque assim as pessoas podem estar sempre com a vacinação em dia. “Por exemplo, eu não estava sabendo dessa campanha. Eu sei que todo ano tem, mas não sabia ao certo o dia, mas olhei no site, olhei minha carteira de vacinação, e notei que estava faltando uma dose, portanto vim tomar a vacina”.

Projeto – O projeto de vacinação contra Hepatite B e orientação sobre DSTs é da Coordenação do Centro de Referência e Tratamento em DST/AIDS/Hepatites, da Secretaria de Saúde de Santos, por meio da Seção de Prevenção às doenças infectocontagiosas.