Culinária em diferentes países e PANC’S inspiram trabalhos em Gastronomia

gastronomia-países
Em “História e Culinária típica de Países”, a turma ingressante ficou com o desafio de criar pratos típicos de países como México, Líbano e Índia

Estudantes do 1º e 3º semestre do curso de Gastronomia colocaram em prática todo o aprendizado nos dias 1 e 5 de junho. Por meio de trabalhos interdisciplinares, que envolveram a “História e Culinária típica de Países” e “PANC’S – Plantas Alimentícias Não Convencionais”, os 59 futuros chefs passaram por etapas de pesquisa, produção e apresentação das criações no Laboratório de Nutrição e Gastronomia, no Campus Dom Idílio José Soares.

gastronomiapancs
Risoto de sapoti, filé de cara pau com molho de abricó e lasanha de cuca

A turma do 1º semestre desenvolveu o trabalho voltado para gastronomia em diferentes países e regiões, como Líbano, México, Peru, Tailândia, Grécia, Índia e Havaí, no dia 1 de junho.  A partir da contextualização da história gastronômica e suas influências culturais, religiosas e geográficas, eles elaboraram pratos típicos e produziram banners sobre a atividade, que ficaram expostos no pátio.  A ação envolveu as disciplinas História da Alimentação e Gastronomia, Técnicas Dietéticas, Habilidades básicas, Terminologia e abrangência em Gastronomia e Metodologia da Pesquisa, ministradas respectivamente pelos professores mestres Michele Leiko Uemura, Valdete Lemes Stivanin, Rodrigo Anunciato Alvarez, e a professora doutora Lourdes Conceição Martins.

PANC’S – No 3º semestre, o trabalho interdisciplinar, no dia 5 de junho, envolveu PANC’S, com foco na sustentabilidade, utilizando espécies encontradas na Mata Atlântica. Os estudantes criaram pratos principais e sobremesas. Os pratos elaborados, foram: cheesecake de ume; lasanha de cuca; risoto de sapoti; ravióli de chocolate com recheio de joão bolão e queijo fresco; e filé de cara pau com molho de abricó, bredo salteado com castanha de cuca, finalizado com flor de jurubeba e semente de aroeira. Envolveu as disciplinas Hospitalidade e Serviços de Salão, Cozinha Brasileira e Confeitaria, respectivamente com as professoras mestres, chefs Michele Leiko Uemura, Jacqueline Mônica Pagliuso Venturoso Baraúna e Kelly Ferreira Piasentin.