Chef do Estação Bistrô em aula especial com estudantes de Gastronomia

gastro 1
Estudantes de Gastronomia. Ao centro, os chefs Rodrigo Anunciato e José Monteiro

Preparar um cardápio comercial, trocar experiências e mostrar para os estudantes um pouco da vivencia de um profissional na cozinha. Foi com esses objetivos que os estudantes do 2º semestre do curso de Gastronomia da UNISANTOS participaram, no dia 6 de outubro, de uma aula especial com o chef do restaurante-escola Estação Bistrô, José Monteiro Leite Júnior, no Laboratório de Gastronomia e Nutrição da Universidade.

Fazendo parte do cronograma de atividades da disciplina de Práticas de Cozinha Quente, os futuros chefs, sob os olhares do convidado e do professor mestre e chef Rodrigo Anunciato Alvarez, tiveram que criar 40 pratos, com base nos produtos utilizados e apresentados pelo chef do restaurante-escola. Divididos em praças, os estudantes elaboraram e serviram as seguintes receitas: meca grelhada com camarão, risoto de pupunha e farofa de banana com abacaxi; lombo lardeado, sunomono de rabanete e batata aos murros; estouffade de peito bovino com molho de cerveja, arroz branco, pastel de mussarela e farofa de calabresa com ovo; e risoto de canjiquinha, file de coxa com sobrecoxa empanado, quiabo grelhado, pepino agridoce e vinagrete de bacon.

gastro2 cópia
Chef José Monteiro orientou os grupos

Gastro 3 cópia
Grupos ficaram responsáveis por diferentes receitas

PRATA DA CASA – Formado pelo curso de Gastronomia, o chef José Monteiro declarou que durante a atividade um dos seus propósitos era mostrar a realidade dentro de uma cozinha e alertar os futuros chefs a respeito do trabalho em equipe.  “Quando você traz um chef de fora, os alunos começam a deslumbrar os ensinamentos adquiridos durante e aula e começam a querer estudar e aprender cada vez mais até o final do curso”, completou o convidado, que neste ano também participou de uma aula ministrada pela professora doutora Michelle Leiko Uemura, com os estudantes do 4º semestre de Gastronomia.

Para o estudante do 2º semestre de Gastronomia, Vinicius Amaral Messina, esse tipo de experiência e contato com profissionais da área ajuda o aluno a ter uma noção de como funciona uma cozinha profissional. ”Além de ter o contato com o chef, esse tipo de atividade cativa os alunos e acrescenta ainda mais conhecimento para a turma”, finalizou.