Alunos do curso de Farmácia desenvolvem produtos criativos e inovadores

Utilizando o conhecimento acumulado ao longo do curso, os alunos do último semestre de Farmácia desenvolveram, como trabalho final das disciplinas de Farmacotécnica Industrial e Gestão Farmacêutica, diversos produtos com características inovadoras. Com matérias-primas naturais e reaproveitadas, os formandos utilizaram os laboratórios e a infraestrutura da UNISANTOS para criar produtos com características profissionais, como: protetor solar, gel pós-depilatório, sabonete íntimo feminino, xampu, hidratantes e creme clareador.

O lançamento dos produtos aconteceu no dia 4 de novembro, no pátio do Campus Dom Idílio José Soares. O grupo formado pelos alunos Allan Nascimento, Alzenir Figueira, Daniele Figo e Guilherme Dutra apresentou o Promatus, que é um protetor solar com ação repelente. “Essa procura existe no mercado. Nós pesquisamos e não existe produto com essas características em comercialização”, explicou Alzenir.

Também com função de proteção solar, o produto Vigne teve sua formulação baseada no reaproveitamento da lavagem da uva. Desenvolvido pelos alunos Marcela Paluffo, Cassia Rosolen e Rodrigo Chelotte, em parceria com o Hexalab e com apoio da Dow Corning Silicones e Golden Sucos, o produto tem como principal diferencial a questão do cuidado com a pele. “É um produto natural, sem corantes e que não é intoxicante à pele”, explicou Marcela.

Para o professor doutor Túlio Nakazato da Cunha, que acompanhou os alunos, o projeto é a oportunidade para que os alunos possam colocar em prática o conhecimento farmacêutico adquirido em cada uma das disciplinas. “Pode-se dizer que é um primeiro trabalho profissional. Eles desenvolvem o mesmo processo da indústria farmacêutica, desde a concepção da fórmula até o desenvolvimento do produto.