Alunos de Tradução e Interpretação recebem certificado por obra internacional

Tradução - Energy Law
Alunos e professores durante a entrega dos certificados

O reconhecimento pela importância do trabalho realizado pelos alunos do curso de Tradução e Interpretação, na tradução da obra Energy Law: international and Environmental Perspectives and Challenges, foi materializado com a entrega de certificados, no dia 27 de novembro. A obra, que tem o selo da editora Leopoldianum, foi uma das 17 do Brasil expostas na Feira de Frankfurt.

Coordenador do curso de Tradução e responsável pelas traduções de todos os capítulos da obra, o professor mestre José Martinho Gomes, que contou com o trabalho da professora Graziela Pigatto Bohn Casagrande, disse que foi uma excelente oportunidade para os alunos, em torno de 26, participarem do trabalho, que representou um ganho imenso para aprendizagem. Em relação ao vocabulário jurídico, ele explicou que os alunos contam com esse tema inserido na disciplina de Tradução Comentada da Língua Inglesa, o que facilita, mas não dispensa o intenso trabalho de pesquisa que um tradutor tem que ter.

Do 6º semestre, Letícia Wigtenbroek Mota falou que foi um grande incentivo para ela investir ainda mais nesta área. Como primeira experiência em tradução literária, ressaltou que valeu muito a pena. O aluno Dennys Andrade de Lima também disse que foi muito importante participar. “Foram quase cinco meses de tradução e revisão, mas foi muito gratificante para a nossa turma”.

Participaram também da entrega de certificados, o diretor do Centro de Ciências Exatas, Artes e Humanidades, professor mestre Fábio Cardoso Maimone; o coordenador da Editora Leopoldianum, professor mestre Marcelo Luciano Martins Di Renzo; o editor responsável pela obra, professor doutor Marcelo Lamy; e a professora do curso de Tradução, Rosicler Monteiro Martins Diniz.

Obra – Lançada recentemente pela Editora Leopoldianum, Energy Law é fruto de uma parceria entre a UNISANTOS, a Universidade de Heidelberg e a Escola Superior de Direito Constitucional. Discute a judialização das interações sociais quanto ao uso de energia e os temas relacionados, como meio ambiente, desenvolvimento e cidadania.