Alunos de Psicologia contam experiências em blogs diretamente da Suécia

Recém-formados em Psicologia na UNISANTOS embarcaram no início do ano para um período de intercâmbio na Universidade de Tecnologia de Luléa, na Suécia, graças a um convênio estabelecido entre as instituições, em 2008. Desde então, Thales Paiva de Paiva e Fernanda Nogueira Saraiva mantêm um blog contando suas principais aventuras e atividades no exterior.

Desde janeiro na Suécia, Thales fala de como é diferente a vida de intercambista. “O intercâmbio é uma experiência diferente de todas as outras, não é só uma viagem, não é só estudar, a vida muda completamente. Os amigos, a ‘família’ e todo tipo de crenças e costumes são adaptados a uma nova realidade. Nem sempre é fácil, mas é muito prazeroso”. Já Fernanda ressalta, principalmente, o intercâmbio como forma de crescimento. “Uma oportunidade realmente única. Você tem a oportunidade de crescer pessoalmente e também engrandecer o currículo”.

Sobre as aulas na Universidade, eles puderam escolher as disciplinas, ambos estão deslumbrados com a estrutura e o preparo dos professores. “Os professores são muito bem preparados e as aulas muito bem planejadas, utilizando diferentes recursos e trazendo outros profissionais para palestras ou seminários, o que faz a aula muito mais interessante”, diz Thales.

Fernanda e Thales atenderam aos pedidos dos professores da UNISANTOS e escrevem tudo que acham relevante em seus blogs. Entre uma postagem e outra, colocam fotos e contam o dia a dia no exterior. “Acredito que a ideia seja incentivar outros alunos a virem. Escrevo o que eu acho que é interessante e compartilho experiências particulares de acordo com o que acho que vale a pena”, contou Fernanda, dona do blog www.getawayfar.blogspot.com. Thales, que escreve no blog www.viajecomigo.tumblr.com, acrescentou que o perfil é uma maneira de guardar recordações.

No ano passado, eles participaram de um processo de seleção na UNISANTOS para participar do intercâmbio. A previsão é de retorno no próximo mês.