Estação Bistrô recebe chef internacional e tem cardápio especial na semana peruana

chef-peruana
Aula prática no laboratório da UNISANTOS

A UNISANTOS integra a programação da Semana Peruana, que teve início na segunda-feira (2), no Campus Dom Idílio José Soares (Avenida Conselheiro Nébias, 300). Com a presença de autoridades do Peru e do Brasil, as atividades envolveram apresentações sobre a gastronomia peruana e aulas práticas no Laboratório de Gastronomia e Nutrição. Hoje, a programação teve início no restaurante-escola “Estação Bistrô”, com a preparação de pratos da gastronomia peruana.

Até sábado, o restaurante-escola, projeto idealizado pela UNISANTOS, Prefeitura de Santos e Ministério do Turismo, irá oferecer um prato especial, supervisionado pela chef peruana Cecília Valle Seminário, especializada na culinária do seu país. Ela permanece durante esta semana com os alunos do projeto, orientando para o preparo dos diferentes pratos e apresentando a história e tradição desse país sul-americano.

Cardápio – As opções de pratos da culinária peruana, são: 4/9 – Carapulcra (pernil, peito de frango e papas secas) com arroz branco; 5/9 – Lomo saltado (filé mignon) com arroz branco e fritas; 6/9 – Risoto de quinua (camarões e ervilhas); e 7/9 – Cebiche com batata doce e milho cozido.

Palestra e aula – Na segunda-feira, os alunos de Gastronomia e Relações Internacionais estiveram com o cônsul geral do Peru, Arturo Jarama,  e  com o cônsul adjunto, Fernando Alvarez, que falou sobre  “A origem do sucesso da gastronomia peruana”. Em seguida, assistiram ao documentário “Panelas e Sonhos”. Um grupo de alunos de Gastronomia ainda participou de aulas práticas sobre culinária peruana, com a chef peruana Cecília Seminário; e aula de degustação Pisco, com o barman Alexander Quiñones.

Convênio – No dia 5, às 11h30, haverá a cerimônia de assinatura de Irmanamento entre Santos e Callao, no Salão Nobre da Prefeitura de Santos (Praça Mauá, s/n), no Centro. Em seguida, autoridades municipais, do Peru e da UNISANTOS participam de um almoço no restaurante-escola “Estação Bistrô”.