Alunos da UNISANTOS são destaque em Congresso Nacional de Iniciação Científica

conic
Parte do grupo que participou do CONIC 2016

Mais uma vez, alunos da UNISANTOS são destaque em eventos científicos, com a apresentação de pesquisas em diferentes áreas do conhecimento. Nos dias 25 e 26 de novembro, durante a 16ª edição do Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC), realizado na cidade de Guarulhos, em São Paulo, 15 alunos que integram o Programa de Iniciação Científica representaram a instituição.

Coordenadora do Comitê Institucional de Iniciação Científica (Coic), a professora doutora Veronica Altef Barros participou do evento e prestigiou a apresentação dos alunos. Do curso de História, Daniel Otávio Ruas Amado e Thayline Miriam Albuquerque da Silva apresentaram os trabalhos “Instituições Judaicas de Ensino em Santos” e “Reconhecendo a escola e o bairro”, respectivamente.

Do curso de Nutrição, foram apresentadas as seguintes pesquisas:  “Efeito antimicrobiano dos flavonoides do pólen apícola”, de Dayane da Silva Teixeira; “Toxicidade do lixiviado de embalagens plásticas em dois modelos biológicos”, de Thaís dos Santos Gonçalves; “Perfil sócio demográfico e epidemiológico do coeficiente de mortalidade infantil da região da Baixada Santista entre os anos de 1998 a 2013”, de Juliana Gonzaga dos Santos; e “Reconhecimento da Dinapenia como fator preditor nutricional e da saúde”, de Mara Fabiana da Silva Antunes.

Da Faculdade de Direito, os trabalhos foram: “Aspectos da Justiça Restaurativa nas Escolas de Ensino Fundamental”, de Tatiana Yumiko Kanashiro; “Vulnerabilidade das Crianças e Adolescentes Refugiados”, de Ana Claudia Santana Drummond e Gabrielle de Oliveira Ferreira; “Pesquisa em Matérias Jornalísticas sobre Migrantes e Refugiados”, de Marcus Vinicius Santana da Silva; e “Trabalho decente para os jovens: análise da lei do estágio e sua prática no Brasil”, de Fábio Fernandes Gomes.

Do curso de Psicologia, “Análise crítica da literatura internacional sobre saúde mental dos refugiados”, de Vivian Fadlo Galina. De Química Tecnológica,  “Caracterização de corrosão de metais e ligas metálicas utilizadas em tratamento de resíduos sólidos urbanos”, de Lucas Cassulatti dos Santos e Emily Santos Freisinger;  e de Relações Internacionais, “O Tráfico Humano Dentro de Grandes Eventos: Copa do Mundo, Olímpiadas, os Jogos de Commonwealth e o Rock in Rio”, de Ananda Pórpora Fernandes.

CONIC- Promovido pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (SEMESP), o evento tem como objetivo principal identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico e viabilizar a pratica de projetos desenvolvidos pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.