Alunos da Graduação são premiados por projetos de Iniciação Científica

Do curso de Engenharia Ambiental,
Jackson Higash apresenta pesquisa
ic3
Trabalhos foram avaliados por membros do (COIC) e professores

Alunos dos cursos de Graduação, que desenvolvem projetos no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI), foram premiados por conta de suas pesquisas, apresentadas durante a IX Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, no dia 16 de outubro, no Campus Dom Idílio José Soares. Os estudos foram avaliados por membros do Comitê de Iniciação Científica (COIC) e professores pesquisadores das respectivas áreas. Nesta edição, foram apresentados 68 trabalhos, divididos nas seguintes áreas: Ciências Biológicas e Saúde; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Foram premiados 9 trabalhos, um em primeiro lugar e dois com o título de Honra ao Mérito, em cada área.

Na área de Ciências Biológicas e Saúde, a aluna de Farmácia, Sylvia Fortes Restrepo, ficou com a primeira colocação com o trabalho “Gasto com medicamentos pelos idosos residentes em município com alta cobertura do ESF no estado de São Paulo”, orientado pela professora doutora Aylene Emília Moraes Bousquat. Os prêmios de Honra ao Mérito ficaram com a aluna Paloma da Silva Araujo, de Psicologia, que apresentou a pesquisa “A percepção da autorrealização na construção da autoestima de adolescentes”, orientada pela professora doutora Denise D’Áurea Tardeli, e com o aluno Gabriel Angeles dos Santos, de Ciências Biológicas, com  o trabalho “Biologia populacional de Holcobunus Nigripalpis (Sclerosomatidae: Gagrellinae) em uma área de floresta ombrófila no Vale do Rio Quilombo, Santos, São Paulo”, orientado pelo professor doutor Ronaldo Bastos Francini.

ic2
Foram apresentados 68 trabalhos
durante a IX Jornada
ic4
Apresentações foram separadas
por áreas do conhecimento

Já no campo das Ciências Exatas da Terra e Engenharias, o trabalho “Modelagem de aterro biorreator em colunas de resíduo domiciliar: volume de lixiviado sob condições aeróbicas e anaeróbicas”, do aluno Jackson Higash, do curso de Engenharia Ambiental, orientado pelo professor doutor João Eduardo Addad, ficou em primeiro. Orientada pela professora doutora Elen Aquino Perpetuo, Letícia Oliveira Bispo Cardoso, do curso de Química Tecnológica, ficou com o prêmio de Honra ao Mérito, com a pesquisa “Biodegradação de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs) por bactérias isoladas de ambientes contaminados por petróleo”. Também conquistou o prêmio, Nelson Ricardo Coelho Flores Zuniga, do curso de Engenharia de Petróleo, com o trabalho “Comparação de aproximações não hiperbólicas multiparamétricas e dos tempos de transito para análise de velocidade e correção de NMO de onda convertida (PS)”, orientado pelo professor doutor Oleg Bokhonok.

Com a pesquisa “Visibilidade tensionada: posicionamentos organizacionais e gestão dos relacionamentos no contexto do ativismo virtual”, orientada pelo professor mestre Wellington Teixeira Lisboa, a aluna Carolina dos Santos Ferreira, do curso de Relações Públicas, foi a vencedora na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.  As alunas Nathaly Diniz da Silva e Luciana Cristina da Conceição Lima, ambas do curso de Direito da UniSantos, ficaram com o prêmio de Honra ao Mérito. Orientada pelo professor doutor Luiz Sales do Nascimento, Nathaly apresentou o trabalho “Processo digital e a celebridade processual: um panorama do sistema jurisdicional brasileiro”. Luciana Lima conquistou o prêmio com a pesquisa “Governança global: as normas internacionais como ferramentas para a construção de um consenso sobre as práticas de responsabilidade socioambiental”, orientada pelo professor doutor Alcindo Fernandes Gonçalves