Alunas de Jornalismo representam o litoral paulista em programa da Câmara Federal

alunas-jornalismo1
Liliane Souza e Nathália Arcanjo

Um aprendizado para a vida toda. Foi assim que as alunas Liliane de Souza Chaves e Nathália Archanjo Coutinho, do 5º semestre do curso Jornalismo da UNISANTOS, definiram a experiência no Programa Estágio Participação. Elas estiveram em Brasília, entre os dias 13 e 16 de junho, e foram as únicas universitárias que representaram o litoral paulista e a área do jornalismo no Distrito Federal.

Reunidas em grupo com estudantes de diferentes universidades do País, a missão das alunas era comparar discursos de deputados e de personalidades formadoras de opinião, produzir uma reportagem mostrando o posicionamento de ao menos um parlamentar sobre o tema Saúde pública e doenças provocadas pelo Aedes aegypti e, ao final, elaborar uma apresentação com relatos dos estudantes sobre a participação no programa.
Ao longo do período elas tiveram acesso a áreas da Câmara dos Deputados e do Senado. Para a estudante Nathália, o que mais marcou foi o contato com pessoas de diferentes cursos e lugares. A vivência proporcionou uma nova visão de mundo, a revisão de conceitos e um “olhar” mais tolerante sobre os fatos. A aluna Liliane contou que o programa contribuiu para que ela pudesse conhecer o trabalho do Legislativo. “Antes, a minha opinião sobre assuntos relacionados à política se baseava só no que eu lia. Agora, ela se baseia também no que eu pude ver. Foi uma experiência incrível”.

alunas-jornalismo2
Grupo foi formado por estudantes de diferentes estados

ESTÁGIO PARTICIPAÇÃO – Na edição de junho, fizeram parte do programa 23 universitários, que representaram o Distrito Federal e os estados de Alagoas, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

O Estágio Participação é desenvolvido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara dos Deputados e o objetivo é incentivar a participação de universitários em assuntos ligados ao Poder Legislativo. O programa promove um tema a cada mês. O processo seletivo é feito através de um quizz e são selecionados os 50 candidatos mais bem colocados.