Aluna de Gastronomia vence concurso Copa Cobam de confeitaria

Concurso-Gastronomia
Elizângela da Penha Aldá Cruz

Aluna do 4ª Semestre do curso de Gastronomia da UNISANTOS, Elizângela da Penha Aldá Cruz foi a campeã da categoria Alunos de Gastronomia do concurso de confeitaria Copa Cobam. Realizado entre os dias 12 e 14 de agosto, durante a Expo Brasil Chocolate, em São Paulo, o concurso reuniu amadores, estudantes e profissionais de diversos locais do Brasil, todos trabalhando com o tema Nova York – União de Sabores.

Elizângela explica que o regulamento do concurso determinava a apresentação de quatro pratos diferentes, o que exigiu inúmeras pesquisas, critividade e experimentos. Os pratos elaborados pela aluna foram: small cake de massa de nozes, cenoura, damasco e abacaxi com recheio de creme de manteiga com limão siciliano e cobertura de pasta americana; entremet de laranja com manga caramelizada na água de flor de laranjeira; empratada de chocolate com purê de tâmaras; e um tiramisu a base de cupuaçu.

CMS – Elizângela também foi a vencedora do Concurso Gastronômico com Carne Mecanicamente Separada (CMS), realizado em 2013, no Laboratório de Gastronomia e Nutrição, no Campus Dom Idílio José Soares, em parceria com Centro do Pescado Marinho do Instituto de Pesca de Santos. Na oportunidade Elizângela preparou a receita Escondidinho de Polpa de Peixe, junto com a colega de turma Vanessa Enedino de Jesus, e destacou a importância do evento. “Esse tipo de atividade desperta a criatividade nos alunos”.