Aluna de Farmácia faz intercâmbio na Universidade de Coimbra, em Portugal

Do 8&ordm, semestre do curso de Farmácia, a aluna Rafaela Chaves Komar Rogateiro está em Portugal, desde o início de setembro, por conta do convênio de cooperação internacional entre a UNISANTOS e a Universidade de Coimbra.

Estar em contato com a cultura e a língua portuguesa, além de enriquecer o currículo com diferentes disciplinas do curso em outro país, são os motivos que levaram a estudante a procurar um intercâmbio internacional. O interesse pela história de Portugal e pela importância da Universidade de Coimbra foram fatores decisivos na hora de escolher aquele país para a experiência.

Há quase um mês fora de casa, Rafaela tenta driblar o choque cultural, já que vive com mais quatro estudantes de nacionalidades diferentes, além das dificuldades para entender a língua. “Apesar de ser a mesma língua, o jeito e a colocação das palavras são diferentes, o que algumas vezes dificulta o entendimento”, explica.

Rafaela acredita que a experiência irá enriquecer seu currículo e consequentemente, no seu retorno ao Brasil, surgirão mais oportunidades profissionais. Ela recomenda o intercâmbio como forma de ampliar o conhecimento. “Acho que a iniciativa da UNISANTOS excelente”.

Hoje, a UNISANTOS possui convênios internacionais com instituições de ensino em Portugal, Espanha, Suíça, Suécia, Argentina, Chile, Itália, França, Alemanha. Informações na Assessoria Internacional, pelo telefone 3205-5555, ramal 1398.