Monitoramento de Parâmetros de Qualidade de Água em Canais de Santos

2014-BS-244

1. RESUMO

Este projeto propõe a avaliação e monitoramento de parâmetros de qualidade de água -presente em canais do Município de Santos durante dezoito meses consecutivos. Serão quantificados os seguintes parâmetros: potencial REDOX, pH, oxigênio dissolvido, condutividade, salinidade, sólidos totais dissolvidos, turbidez, metais, ânions, além ensaios ecotoxicológicos por germinação de sementes e análise da presença/ausência de bactérias patogênicas.

2. JUSTIFICATIVA

Apesar das ações de melhoria nos sistemas de coleta e tratamento de esgoto sanitário da Baixada Santista, com índices próximos a 100% para a coleta no Município de Santos (CBH-BS, 2010; CBH-BS, 2011), ainda coexistem as ligações clandestinas de esgoto com a rede de coletora de águas pluviais. Este tipo de Impacto é extremamente difícil de ser solucionado ou mesmo quantificado, sendo um problema usual para gestores de recursos hídricos, companhias de saneamento e municipalidades.

No cenário de Santos, a presença de contaminantes nas águas superficiais se reflete na balneabilidade das praias, no agravamento da criticidade de eventos de alagamento urbano e na saúde pública. Considerando-se uma abordagem de saúde pública, a identificação de Impactos de contaminação em águas superficiais se posiciona como um procedimento inicial para subsidiar tomadas de decisão e gestão destes recursos hídricos. Neste sentido, a disponibilização de Informações como as que se propõe obter neste estudo, apoia o planejamento de ações pelos atores relacionados ao gerenciamento da UGRHI 7, através da caracterização e monitoramento das fontes difusas de poluição urbana em uma área densamente ocupada.

3. JUSTIFICATIVA DE ENQUADRAMENTO NO PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS – PERH

PDC 1: Base de dados, cadastros, estudos e levantamentos;
Sub PDC 1.5: Identificação e Monitoramento das Fontes de Poluição das Águas;
Ação 1.5.3: Monitoramento das fontes difusas de poluição urbana e por insumos agrícolas.

4. OBJETIVOS

4.1. Objetivo geral
Avaliação e monitoramento de parâmetros de qualidade de água presente em canais do Município de Santos, através da coleta e análise de parâmetros em amostras de água e da medição direta de dados na lâmina de água.

4.2. Objetivos específicos
• Geração de dados de caracterização e de qualidade de água presente em canais ‘de Santos durante 12 meses consecutivos;
• Quantificação da presença de contaminantes inorgânicos e prospecção de patógenos específicos na água presente em canais de Santos durante 12 meses consecutivos;
• Localização de trechos impactados por lançamentos de efluentes em canais de Santos; e
• Disponibilização de dados de qualidade de água presente em canais de Santos para órgãos públicos envolvidos no planejamento e gestão de recursos hídricos.

5. METAS

I. Coleta sistemática de dados de caracterização direta de água nos Canais de Santos, realizada durante as campanhas de campo.
II. Coleta sistemática de amostras de água nos Canais de Santos e sua análise laboratorial para metais, ânions e bactérias patogênicas, realizada durante as campanhas de campo e nos laboratórios do Ipeci – UniSantos.
III. Produção de planilhas e mapas de qualidade de água para os diferentes parâmetros considerados, realizadas pela equipe técnica da UniSantos.
IV. Divulgação e disponibilização dos dados produzidos, através de planilhas e mapas mensais, a serem distribuídos aos órgãos e instituições Interessados em meio digital.

6. ESTRATÉGIA PARA EXECUÇÃO DO EMPREENDIMENTO

O pesquisador coordenador será encarregado do gerenciamento do projeto e da equipe técnica, composta por mais três pesquisadores e seis estagiários. As atividades do projeto envolvem a coleta de dados diretos e amostras nos Canais de Santos, com posterior análise laboratorial para metais, ânions, ensaios ecotoxicológicos e prospecção de bactérias patogênicas.

Nos 6 (seis) primeiros meses, será realizado a aquisição, instalação e estabelecimento de rotinas dos equipamentos solicitados. Nos 12 (doze) seguintes, serão realizados os procedimentos de coleta, análise laboratorial e elaboração dos produtos.

7. PÚBLICO-ALVO

• População do Município de Santos;
• Órgãos públicos envolvidos no planejamento e gestão de recursos hídricos; e
• Entidades relacionadas à saúde pública.

8. EQUIPE TÉCNICA

8.1. Membros da UniSantos/SVSL responsáveis pelo desenvolvimento da proposta
• Prof. Dr. Hirochi Yamamura – Coordenador Científico

• Profª. Drª. Adriana Florentino de Souza

• Profª. Drª. Rosângela Ballego Campanhã

• Prof. Dr. Cleber Ferrão Corrêa

8.1.1 Pesquisadores Colaboradores
• Prof. Me. Jhonnes Alberto Vaz*
Currículo Lattes
*Pesquisador-colaborador responsável pela elaboração de todos os mapas de georeferencimento apresentados no relatório final

• Profª. Drª. Lourdes Conceição Martins*
Currículo Lattes
* Pesquisadora-colaboradora responsável por todas as análises estatísticas apresentadas no relatório final.

8.2. Estagiários de nível superior
Seis estagiários de graduação nas áreas de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Química Tecnológica.
• Carlos Guilherme Teixeira Curi (in memoriam)
Curso: Ciências Biológicas.

• Gabriel Duarte dos Santos