Artigos Científicos

ARTIGOS GERAIS

Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil 2020: Informe Anual
O Relatório elaborado pela Agência Nacional de Águas (ANA) é referência para o acompanhamento sistemático dos recursos hídricos no País, por meio de um conjunto de indicadores e estatísticas sobre a quantidade, a qualidade e os usos da água, bem como a sua gestão.

Plano de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo – 2020-2023
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por intermédio da Coordenadoria de Recursos Hídricos (CRHi)  realizou, entre 15 de outubro e 15 de novembro de 2020 a consulta pública da sétima versão do Plano Estadual de Recursos Hídricos – PERH 2020 – 2023.

Relatórios de Situação dos Recursos Hídricos da Baixada Santista (2015 a 2019)

Bacias Hidrográficas Transfronteiriças: Saneamento e Saúde Ambiental Sem Fronteira
Este artigo propôs um modelo multicritério de apoio à decisão para a priorização de um portfólio de projetos de saneamento no âmbito de um comitê de bacia. Como estudo de caso, utilizou-se um portfólio de 14 empreendimentos, objeto de um edital para aplicação de recursos financeiros do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e/ou arrecadados pela cobrança da água bruta nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O estudo teve por objetivo suscitar o debate sobre temas como saneamento e a saúde ambiental em bacias hidrográficas transfronteiriças.

Plano de Segurança da Água Implementado na Estação de Tratamento de Guaraú, SP
O trabalho teve o intuito de estudar o Plano de Segurança da Água implantado na estação de tratamento de água Guaraú, de modo a identificar sua concepção metodológica, seus desafios e suas potencialidades para o controle efetivo do sistema de abastecimento de água.

Dos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos – o Enquadramento – como Ferramenta para Reabilitação de Rios
O objetivo deste artigo foi comparar em que medida o Enquadramento comporta-se como um processo de reabilitação da saúde dos rios. Busca-se construir um referencial teórico e definir diretrizes metodológicas para projetos de enquadramento de recursos hídricos.


ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS PARA DETERMINAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUA

CETESB: https://cetesb.sp.gov.br/aguas-interiores/wp-content/uploads/sites/12/2017/11/Ap%C3%AAndice-D-%C3%8Dndices-de-Qualidade-das-%C3%81guas.pdf   (acesso em janeiro/2022).

https://cetesb.sp.gov.br/mortandade-peixes/alteracoes-fisicas-e-quimicas/ ph/ (acesso em dezembro/2021)

CONAMA:   RESOLUÇÃO CONAMA Nº 357, DE 17 DE MARÇO DE 2005 (ana.gov.br)   (acesso em janeiro/2022)

EMBRAPA:  www.cnpma.embrapa.br/projetos/ecoagua/eco/condu.html (acesso em janeiro/2022)

IPEA:  www.ipea.gov.br/ods/ods6.html,  (acesso em janeiro/2022)

MERCK:   www.merckmillipore.com/BR/pt (acesso em janeiro/2022)

Silva, M.M.P. ; Santos, L.C. – ESTUDO DA CORROSÃO DO AÇO AISI 304 EM HCl 0,10 MOL.L-1 EM PRESENÇA DE LIGNOSSULFONATO DE CÁLCIO, Ed. Leopoldianum, v. 47 n. 132 (2021): A PRODUÇÃO DO SABER. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/leopoldianum/issue/view/111/55 –

DA SILVA, Juliana Araujo et al. Use of natural extracts as corrosion inhibitors for AISI 304 steel. Acta Brasiliensis, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 21-24, jan. 2019. ISSN 2526-4338. Available at:

<http://revistas.ufcg.edu.br/ActaBra/index.php/actabra/article/view/

119>Use of natural extracts as corrosion inhibitors for AISI 304

steel | Acta Brasiliensis (ufcg.edu.br)


BIOINDICADORES

CETESB. Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Qualidade do solo. Disponível em: <https://cetesb.sp.gov.br/solo/bioindicadores/>. Acesso em: 04 jan. 2022.

SUDEMA. Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba. Plano de controle e monitoramento ambiental. Disponível em: <http://sudema.pb.gov.br/consultas/downloads/arquivos-eia-rima/lord/eia/tomo-c/12_planos-de-controle-e-monitoramento-ambiental.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2022.

TAVARES, Rosangela G; CORREA, Marcus M. Avaliação da toxicidade do Iodo de estação de tratamento de água e esgoto, antes e após vermicompostagem, usando teste de germinação com semente de alface (Lactuca Sativa). Revista DAE nº 218, vol.67. Jul a set.2019. Disponível em: http://revistadae.com.br/artigos/artigo_edicao_218_n_1793.pdf. Acesso em: 11/jun/2020.

SILVEIRA, Graciele Lurdes. Modelos vegetais aplicados a estudos de toxicologia ambiental: Uma abordagem comparativa entre Allium cepa L. e Lactuca Sativa. Lavras: UFLA, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11892. Acesso em: 01/jun/2020.

SILVA, Daniel C. V.R. et al. A ecotoxicologia no contexto atual no Brasil. In Pompêo et al. (Orgs.) Ecologia de reservatórios e interfaces, São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2015 Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002682344. Acesso em: 01/jun/2020

PEREIRA, Marcio P. et al. Fitotoxicidade do chumbo na germinação e crescimento inicial de alface em função da anatomia radicular e ciclo celular. Revista Agro@mbiente On-line, v. 7, n. 1, p.36-43, janeiro-abril, 2013 https://revista.ufrr.br/agroambiente/login?source=%2Fagroambiente%2Farticle%2Fview%2F895%2F1019

 


CONSERVAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS – AÇÕES HUMANAS

Cuidando das águas: soluções para melhorar a qualidade dos recursos hídricos / Agência Nacional de Águas, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Brasília: ANA, 2011.

Cuidando das águas: soluções para melhorar a qualidade dos recursos hídricos / Agência Nacional de Águas, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. 2. ed. Brasília: ANA, 2013.

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Brasil). Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil 2020: informe anual / Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. — Brasília: ANA, 2020.

WWAP (UNESCO World Water Assessment Programme). 2019. The United Nations World Water Development Report 2019: Leaving No One Behind. Paris, UNESCO.


CONSERVAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS – RESÍDUOS

Gerenciamento de Portfólio de Projetos de Saneamento nos Comitês das Bacias PCJ
Este artigo propôs um modelo multicritério de apoio à decisão para a priorização de um portfólio de projetos de saneamento no âmbito de um comitê de bacia. Como estudo de caso, utilizou-se um portfólio de 14 empreendimentos, objeto de um edital para aplicação de recursos financeiros do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e/ou arrecadados pela cobrança da água bruta nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.Estudo do Potencial de Contaminação do Aterro Controlado do Jóquei Clube, Distrito Federal 
O principal objetivo desta pesquisa consistiu em avaliar o potencial de contaminação desse aterro, em razão da produção de chorume e biogás. Inicialmente, foram identificadas as áreas mais suscetíveis à contaminação nas sub-bacias hidrográficas do Bananal e do Riacho Fundo, onde o aterro está situado, por meio da produção de um mapa de vulnerabilidade natural à contaminação dos aquíferos.

Modelagem Espacial da Erosão Hídrica do Solo Associada à Sazonalidade Agroclimática na Região Sul do RS
O objetivo deste estudo foi avaliar a sazonalidade agroclimática na estimativa de perdas de solo por meio da RUSLE e identificar os fatores que  controlam a erosão na Bacia Hidrográfica do Arroio Fragata (BHAF). O fator erosividade da chuva (R) e a média anual de precipitação foram calculados por meio de dados de quatro estações pluviométricas.

Elaboração e Análise de Indicadores Sociais para o Apoio à Tomada de Decisão no Processo de Despoluição da Baía de Guanabara
Um modelo teórico de indicadores foi elaborado e testado em um recorte da bacia da Baía de Guanabara, por intermédio da utilização de  dados públicos disponíveis. O modelo se mostrou ferramenta útil para uma abordagem holística da bacia.


DNA DE PATÓGENO

Molecular Characterization and Genetic Relationships of Seven Piranha Species of the Genera Serrasalmus and Pygocentrus
Foram realizadas análises filogenéticas de Máxima Verossimilhança e de inferência Bayesiana. Os resultados indicaram, em geral, maior similaridade genética entre as duas espécies de Pygocentrus (P. nattereri e P. piraya), entre Serrasalmus rhombeus e S. marginatus e entre S. maculatus, S. brandtii e S. eigenmanni.

Caracterização dos Períodos de Crise e Pós-Crise Hídrica da Água Bruta da Bacia do Guandu Através de Parâmetros de Qualidade
Este trabalho realizou a análise da qualidade sanitária da água bruta, captada por esse sistema, em dois momentos distintos, “na crise” e “pós-crise”, quanto à presença de cianobactérias e cianotoxinas na água bruta, através de estudos de metagenômica e de quantificação de  ianotoxinas, microcistina (MC) e saxitoxina (SXT) por ELISA, comparando métodos de extração e processamento.

CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. 1993. Norma Técnica L5.202. Coliformes totais e fecais – determinação pela técnica de tubos múltiplos: método de ensaio. São Paulo: CETESB, 40pp. http://www.cetesb.sp.gov.br

MAGARELLI, Gabriella; POLEZ, Vera Lucia Perussi; BEMQUERER, Marcelo Porto; MALAQUIAS, Juaci Vitoria. Validação de métodos qualitativos: uma abordagem para o ensaio de PCR e para a análise microbiológica. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, p. 30 Brasília, 2021.

Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1134429/1/doc-novo-376.pdf. Acesso em: 10/jan/2022.

MAHANAMA, Adhyana; WILSON-DAVIES, Eleri. Insight into PCR testing for surgeons. Surgery (Oxford), v. 39, n. 11, p. 759-768, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34720325/. Acesso em 10/jan/2022.

The Use of DNA Extraction for Molecular Biology and Biotechnology Training: A Practical and Alternative Approach. Creative Education > Vol.6 No.8, May 2015. Disponível em: https://www.scirp.org/(S(i43dyn45teexjx455qlt3d2q))/journal/paperinformation.aspx?paperid=56499. Acesso em: 11/jan/2022.

NUÑEZ DEL PRADO, Cintia Corteccioni; REIS, Marcela Funaki dos. Vestígios Biológicos e Técnicas Moleculares Aplicadas na Investigação Criminal. 2018. Disponível em: https://dspace.mj.gov.br/handle/1/4918

UNESCO. Water for a Sustainable Word. Paris: 2015 Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000231823


EPIDEMIOLOGIA AMBIENTAL

BRASIL. Diretriz para atuação em situações de surtos de doenças e agravos de veiculação hídrica [recurso eletrônico].  Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

_______. Guia de Vigilância em Saúde: volume único 2. Ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

_______. Análise de indicadores relacionados à água para consumo humano e doenças de veiculação hídrica no Brasil. Brasília: MS/ Secretária de Vigilância em Saúde, 2013.

________. Glossário de Doença Relacionadas à Água. Água Brasil: Sistema de avaliação da qualidade da água, saúde escaneamento. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

Guia Prático de Atualização. 2017. Disponível em: https://www.sbp.com .br/ fileadmin/user_upload/2017/03/Guia-Pratico-Diarreia-Aguda.pdf. Acesso em 10 de janeiro de 2022.

UNICEF. Diarrhoea: why children are still dying and what can be done. New York: WHO, 2009.

 


LEGISLAÇÃO

ANA. Portaria n. 149/2015. Lista de Termos para o Thesaurus de Recursos Hídricos. Brasília, 2014. Disponível em: https://arquivos.ana.gov.br/imprensa/noticias/20150406034300_Portaria_149-2015.pdf Acesso: 14 jan. 2022.

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU). Governança pública: referencial básico de governança aplicável a órgãos e entidades da administração pública e ações indutoras de melhoria. Brasília: TCU, Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, 2014. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/data/files/ FA/B6/EA/85/1CD4671023455957E18818A8/Referencial_basico_governanca_2_edicao.PDF Acesso: 14 jan. 2022.

THE NATURE CONSERVANCY (TNC). Análise do Retorno do Investimento na Conservação de Bacias Hidrográficas: Referencial Teórico e Estudo de Caso do Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Disponível em: https://www.tnc.org.br/content/dam/tnc/nature/en/documents/ brasil/brazil-waterroi-caboriu-portuguese.pdf Acesso: 14 jan. 2022.

GRANZIERA, Maria Luiza Machado; JEREZ, Daniela Malheiros. Implementação de Políticas Públicas: desafios para integração dos planos diretores, de saneamento básico e de bacia hidrográfica. Revista Brasileira de Políticas Públicas, Lourdes Conceição Martins e Adriana Florentino de Souza 17 vol. 9, n. 3, dez/2019.

GRANZIERA, Maria Luiza Machado. Direito de Águas: disciplina jurídica das águas doces. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2014.

GRANZIERA, Maria Luiza Machado. Financiamento e governança na implementação dos planos de bacia hidrográfica e de saneamento básico. In: NUSDEO, Ana Maria de Oliveira; TRENNEPOHL, Terence (coord.) Temas de Direito Ambiental Econômico. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2019, pp. 245-258.


PLATAFORMA ARDUÍNO

Plataforma Fritzing. Fritizing, electronics made easy. Disponível em: <https:// fritzing.org/>. Acesso em: 22 dez. 2021.

What is Arduino. Disponível em: <https://www.arduino.cc/>. Acesso em: 22 dez. 2021.

Atkins, Peter, Loretta Jones, and Leroy Laverman. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. Bookman Ed., 2018.


TIPOS DE RESÍDUOS

ABNTCATÁLOGO. ABNT NBR 10005:2004. Disponível em: <https://www. abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=1100>.  Acesso em out. 2021.

BRASIL. Lei n.12.305 de 2 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Recursos Hídricos e Ambientes Urbanos. Manejo de resíduos sólidos urbanos. Disponível em: <www. mma.gov.br/srhu>. Acesso em out. 2021.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Disponível em: <https://antigo.mctic.gov.br/mctic/opencms/ciencia/SEPED/clima/mecanismo_de_desenvolvimento_limpo/Mecanismo_de_Desenvolvimento_Limpo.html>.  Acesso em out. 2021.

BRASIL. A Problemática “Resíduos Sólidos”. Disponível em: <https://antigo. mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/politica-nacional-de-residuos-solidos/contextos-e-principais-aspectos.html>. Acesso em out. 2021.

BRASIL. Senado. Rumo a 4 bilhões de toneladas por ano. Revista Em Discussao! 2014. Ano 5. ed 22, Disponível em: <http://www.senado.gov.br/noticias/ jornal/emdiscussao/residuos-solidos/materia.html?materia=rumo-a-4-bilhoes-de-toneladas-por-ano.html>. Acesso em out. 2021.

FAO. Desperdício de alimentos tem consequências no clima, na água, na terra e na biodiversidade. IN:  VAZ JÚNIOR, Sílvio Aproveitamento de resíduos agroindustriais Uma abordagem sustentável. Embrapa Agroenergia. Brasília, DF 2020. Disponível em: <https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1126255/1/S-VAZ-Aproveitamento-de-resi769duos-agroindustriais. pdf>. Acesso em out. 2021.

GOUVEIA, Nelson. Resíduos sólidos urbanos: impactos socioambientais e perspectiva de manejo sustentável com inclusão social. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2012, v. 17, n. 6 pp. 1503-1510. Disponível em: <https://doi. org/10.1590/S1413-81232012000600014>. Acesso em out. 2021.

GOUVEIA, Nelson; PRADO, Rogerio Ruscitto do. Riscos à saúde em áreas próximas a aterros de resíduos sólidos urbanos. Rev Saúde Pública, n. 44, v 5, pp 859-66, 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rsp/a/kJMFsGMPGH3qkNzcZtXGb3m/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em outubro de 2021.

IGNACIO, Julia. Tudo sobre políticas de Sequestro de Carbono! Disponível em: <https://www.politize.com.br/contato/>. Acesso em out. 2021.

RESOLUÇÃO CONAMA nº 5, de 5 de agosto de 1993. Dispõe sobre o gerenciamento   de resíduos  sólidos gerados nos portos, aeroportos, terminais ferroviários e rodoviários.