Oficina de Botânica integra alunos de Farmácia, Engenharia Ambiental e Biologia

botanica1
Identificação contribui para uma formação diferenciada

Com o objetivo de promover uma atividade integrada entre os cursos de Farmácia, Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas, foi realizada, no dia 31 de março, a oficina de Identificação Botânica, ministrada pelos professores Carla Lanza Belmonte Henriques e Rodrigo Trassi Polisel. A proposta foi o reconhecimento de plantas nativas com propriedades medicinais, por meio de análise macroscópica, levando em consideração caracteres vegetativos, como ramos e padrão de folhas.

Para o estudante Caio Alves Calixto Monteiro, do 5º semestre de Engenharia Ambiental, a atividade, ao reunir os cursos, mostra que as áreas têm aspectos em comum. Além de considerar um complemento para a formação, o aluno quis participar da oficina pela curiosidade de saber diferenciar plantas. Para Caio, a atividade foi inovadora, pois trouxe aspectos que não são abordados frequentemente durante o curso.

botanica2
Sob orientação, espécies foram categorizadas

Heloísa de Souza Cordeiro, do 3º semestre de Farmácia, considerou a oficina uma maneira de incentivar a busca por novas áreas de atuação, as quais podem ser desconhecidas pelo aluno, especialmente ao integrar outros cursos. Apesar de já ter tido contato com botânica, Heloísa afirmou que a atividade de identificação de árvores e plantas no meio terapêutico foi muito interessante e veio para agregar conhecimento.

APRENDIZADO – O professor Rodrigo Trassi Polisel disse que o objetivo da atividade foi mostrar a importância de reconhecer espécies existentes no Brasil, pois muitas vezes os profissionais utilizam plantas exóticas e se esquecem das que estão próximas e possuem propriedades medicinais importantes. Já a professora Carla Lanza explicou que a ideia de integrar os três cursos surgiu por entender os benefícios das atividades multidisciplinares, além de demonstrar que uma profissão depende da outra. Na área de Farmácia, na qual ministra aulas, a professora contou que identificar os princípios ativos das plantas é de extrema importância e, dentro da formação, muitas vezes não há o amparo necessário para estudos nesse segmento.