Canções e poesia marcam nova fase no V Festival Sociologia e Música

festival-sociologia
Grupos apresentaram composições inéditas

Um ano após o seu falecimento, o criador do Festival Sociologia e Música, o professor Cláudio José dos Santos, foi homenageado e passa a denominar o evento que está na sua quinta edição. Com novo formato, ele reuniu, na última quinta-feira (27), 26 alunos dos cursos de Música, Psicologia, Pedagogia e Filosofia que, além de canções, puderam apresentar poemas originais.

 

Seis bandas e quatro poemas foram apresentados ao público. Temas do cotidiano, como tecnologia, arte, filosofia e violência, serviram de inspiração para os alunos, em sua maioria do 2º semestre do curso de Música. Eles tiveram 1 mês para produzir as canções, inspiradas nas reflexões durante as aulas de sociologia.

 

festival-sociologiaII
Poemas passam a fazer parte do evento

As músicas apresentadas, foram: “Caso Sério” (Fellipe Rojas Peña Vasques, Guilherme José Noronha, Mateus Alves Torrente e Roger Iuidi Fantinati Suuti); “Era da Informação” (Fabiany Chub Rodrigues Lindes, Nicole Gelanzauskas Tonanni, Sara Esther Benoit Ferreira e participação especial Sérgio Lage); “Fim da Arte” (Edgard Feital de Lemos Junior, Lucas Silva Ribas, Paulo Guimarães Silva, Rogerio Vieira de Castro Santos e participação especial Mariane Oliveira da Conceição); releitura de “Pavão, pavãozinho” (Josué do Nascimento Lara, Mariane Oliveira da Conceição, Rafael Diniz Romão e Victória Barroso Inácio); “Serenata à Filosofia” (Roy Sollon Santos Costa Brancatti Borges); e “Traços Permanentes” (Artur Vitor Pacheco Carmona, Joshua Felipe Ferreira e Laís Andréa dos Santos).

 

Os poemas apresentados, foram: “Uma mulher em minha mente” (Diego Galvão Cirilo do curso de Pedagogia); “Poema Introdutório” (Diego Fernandes da Cruz do curso de Psicologia); “Universo” (Sofia Barile de Psicologia); e “O que se passa” (Denise Hilena Roca Guerra do curso de Filosofia).

 

FESTIVAL – Idealizado pelo professor de Sociologia Cláudio José dos Santos, que faleceu em 18 de outubro de 2015, o festival surgiu com o objetivo de apresentar, de forma criativa e inovadora, os temas trabalhados nas aulas de Sociologia do curso de Música (Metodologia da leitura, Introdução à Sociologia, Por que a Sociologia é uma ciência?, Sociedade e Cultura, Socialização, Processos de interação social e Mudança social). O desafio era a produção musical que fazia referência a um dos temas, sendo que uma comissão julgadora, composta por professores e especialistas, analisava quesitos básicos como melodia, letra e relação da composição com o tema, além de quesitos complementares como interpretação e acompanhamento.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!