Curso de Formação de Agentes Multiplicadores de Educação Ambiental: Websérie Infantil da Água

2020-BS-392

1. RESUMO

O projeto consiste na realização de um curso de formação de agentes multiplicadores, com a temática do uso racional da água, por meio de uma websérie voltada ao público infantil. O curso será ministrado de forma remota, assim como a divulgação da websérie. A proposta leva em conta não apenas a natureza interativa da Internet e o compartilhamento de objetivos, como também a importância da possibilidade de formas diferenciadas de estruturas narrativas, que têm o potencial de permitir uma reflexão mais consequente sobre o modo como os usuários se relacionam entre si e com o mundo, e nesse processo compartilhar valores e práticas sociais relevantes.

O projeto será colocado em prática por estudantes de graduação de diversas áreas da Universidade Católica de Santos, com o apoio de docentes e profissionais e, se propõe a ser um espaço de qualidade no qual os alunos de Ensino Fundamental podem ter a interação que tanto se valoriza no ecossistema midiático da Internet, tendo como elemento condutor das ações e atividades a questão da água. O tema se impõe como um dos mais importantes da atualidade, tendo em vista a necessidade de se tomar medidas cada vez mais amplas e urgente para combater a crise dos recursos hídricos.

2. JUSTIFICATIVA

Utilizar uma websérie sobre a água como recurso de comunicação on-line voltado a um conteúdo específico, irá potencializar as possibilidades de se atingir as crianças de Ensino Fundamental, bem como seus pais. Isso se dá, na medida em que ele permite a elaboração de enredos próprios para esse público, com a linguagem e o formato que lhe é mais familiar, já que os canais de vídeo voltados ao público infantil estão entre os de maior audiência no YouTube.

Para trabalhar de melhor forma esse conteúdo, a proposta desse projeto é desenvolver um curso de formação de agente multiplicadores, para que a websérie seja apresentada dentro do ambiente escolar para as crianças. A autonomia na criação de conteúdo, própria da Internet, faz com que estratégias como a produção de uma série em vídeo para publicação e distribuição on-line sejam coerentes com a natureza da comunicação digital, cuja ubiquidade hoje é inegável, diante das facilidades de acesso a, praticamente, todas as faixas etárias e sociais. Além do custo de elaboração do conteúdo ser bem mais acessível que o de outras mídias, considera-se que a hipersegmentação própria da web torna mais racional o aproveitamento dos recursos, por atingir diretamente o público-alvo, sem a pulverização observadas nas mídias de massa, por exemplo.

Em termos de conteúdo, a websérie permite o desenvolvimento de enredos baseados em histórias que falam de valores, comportamentos, formas de agir e pensar. O papel dessas narrativas é ainda mais importante para as crianças em idade escolar, pois quando se conta uma história infantil, se fala de bem e mal, certo e errado, quem ganha e quem perde, qual o papel das pessoas na sociedade, quem se dá bem no final.

As histórias que as crianças ouvem e o tipo de estímulo social a que estão expostas influenciam diretamente a formação da sua identidade e de seus valores e julgamentos. No caso da proposta da websérie, as histórias teriam sempre como pano de fundo a questão da água em nível regional, com a abordagem de temas como a valorização e melhor aproveitamento dos recursos hídricos locais, de modo a formar no público, desde cedo, a noção de consumo consciente e responsável.

O Plano de Bacia Hidrográfica 2016-2027 do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista destaca uma série de demandas populares nos nove municípios da região metropolitana, identificadas por meio de consulta pública. Uma dessas demandas é, justamente, a educação ambiental. Isso mostra, portanto, que a websérie, como está sendo proposta, vem ao encontro das expectativas da população, além de contribuir para que se alcance um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o de assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.

É possível identificar, nas conclusões do relatório do comitê, o interesse por informações que resultem em melhores práticas na gestão dos recursos hídricos, principalmente no que está ao alcance da população. A websérie sobre a água é um meio de se atender esse desejo latente na sociedade, ao mesmo tempo que se trabalha diretamente com aqueles responsáveis pela manutenção, no futuro, dos avanços obtidos hoje – as crianças.

A população do litoral de São Paulo mudou para melhor seus hábitos de consumo de água, de acordo com o Relatório de Situação 2019, do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista. Esse avanço é atribuído pelo órgão estadual às campanhas para o uso racional da água.

Essa conclusão do estudo sobre a demanda de recursos hídricos, principalmente nos períodos de estiagem, deixa clara a importância das iniciativas voltadas à comunicação de práticas desejáveis de reaproveitamento e racionalização do consumo da água entre a população. A relevância de ações nessa área é reforçada pela Política Estadual de Educação Ambiental.

Logo em seu capítulo inicial, a Lei nº 12.780, que instituiu essa política em São Paulo, estabelece que “a Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação, devendo estar presente em âmbito estadual e municipal, de forma articulada e continuada, em todos os níveis e modalidades dos processos educativos formal e não-formal”. Projetos voltados aos objetivos previstos na legislação, portanto, representam não só um meio para a preservação de recursos hídricos, mas também instrumentos que contribuem, de modo mais amplo, para a construção e o exercício da cidadania.

3. JUSTIFICATIVA DE ENQUADRAMENTO NO PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS – PERH

PDC 8: Capacitação e comunicação social;
Sub PDC 8.2: Educação ambiental vinculada às ações dos planos de recursos hídricos; e
Ação 1: Elaborar produto áudio visual a ser disponibilizado em plataforma virtual, vinculado aos PCDs prioritários do CBH-BH (esgotamento, drenagem, cobertura vegetal e eventos hidrológicos extremos)

4. OBJETIVOS

4.1. Objetivo geral
Ampliar o grau de conscientização do uso racional da água na Região Metropolitana da Baixada Santista disponibilizando às Secretarias de ensino dos nove municípios da RMBS um curso de formação de agentes multiplicadores de educação ambiental, que será realizado de forma remota e terá como objeto de trabalho nas escolas uma websérie voltada ao público infantil. Tanto conteúdo do curso, quanto a websérie, ficarão disponíveis no site do Observatório da Água (2016 BS-COB-81) desenvolvido pela Universidade Católica de Santos e poderão ser disponibilizados no site do CBH-BS também.

4.2. Objetivos específicos

• Ampliar a divulgação de ações de conscientização do uso racional da água na Região Metropolitana da Baixada Santista;
• Desenvolver um projeto didático que será utilizado nas escolas, como conteúdo de educação ambiental com a temática do uso consciente da água;
• Envolver na realização do projeto estudantes de graduação de diversas áreas, com o intuito de desenvolver um projeto de extensão abrangente e contínuo, com o apoio de professores e profissionais da Universidade;
• Capacitar profissionais da rede pública de ensino de toda a região, através de um curso de formação para que sejam agentes multiplicadores do projeto nas escolas de ensino fundamental; e
• Realizar divulgação específica nas escolas de ensino fundamental I e II, trabalhando o conteúdo da websérie junto aos profissionais da educação, com foco na educação ambiental.

5. METAS

I. Desenvolver um curso de formação de agentes multiplicadores de educação ambiental;
II. Realizar uma websérie utilizando uma linguagem lúdica e atrativa, com foco prioritário nas crianças entre 5 e 14 anos da Região Metropolitana da Baixada Santista;
III. Divulgar em plataformas digitais e interativas o projeto;
IV. Elaborar um projeto de extensão multidisciplinar, envolvendo estudantes das áreas de Publicidade, Jornalismo, Relações Públicas, Ciências Biológicas, Pedagogia, Engenharia Ambiental, Química, Farmácia e Licenciaturas;
V. Criar uma equipe de apoio formada por professores e profissionais de diversas áreas da Universidade, para dar suporte e orientação nas etapas de desenvolvimento do projeto;
VI. Realizar um curso de formação de agentes multiplicadores no formato remoto com as 4 escolas piloto;
VII. Assegurar a participação e controle de, no mínimo, 50% dos participantes previstos;
VIII. Apresentar a campanha para todas as Secretarias de Ensino das cidades da RMBS, oferecendo o projeto como conteúdo pedagógico escolas públicas de ensino fundamental I e II;
IX. Apresentar o projeto para as escolas particulares de ensino fundamental I e II da RMBS; e
X. Apresentar relatórios que comprovem a eficácia do projeto junto às escolas piloto.

6. ESTRATÉGIA PARA EXECUÇÃO DO EMPREENDIMENTO

O projeto está vinculado ao PDC 8 – Capacitação e comunicação social – CCS, conforme Lei nº. 16.337/2016 e Deliberação CRH nº. 190/2016 e se enquadra na Ação 1 – Campanha de conscientização do uso racional da água, que está definida no Sub-PDC 8.2 de Educação ambiental vinculada às ações dos planos de recursos hídricos e será desenvolvido em quatro etapas: 1. Preparação: Nesta etapa serão adquiridos os equipamentos e materiais necessários para o desenvolvimento do projeto. Esses equipamentos serão necessários para as gravações do curso e da websérie. Será divulgado um edital para a seleção de estagiários dos cursos, estudantes regularmente matriculados em cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas, Ciências Biológicas, Pedagogia, Engenharia Ambiental, Química, Farmácia, Psicologia e Licenciaturas; treinamento dos estagiários selecionados; alinhamento da equipe técnica que responderá pelo projeto; realização de pesquisa bibliográfica sobre o comportamento e preferências do público alvo da campanha; criação de uma equipe de apoio formada por professores e profissionais de diversas áreas da Universidade, para dar suporte e orientação nas etapas de desenvolvimento do projeto; elaboração das etapas de criação da websérie infantil da água; criação do canal no Youtube da websérie que ficará hospedado no site do Observatório da Água e no site do CBH-BS; apresentação e aprovação da ideia criativa junto aos responsáveis pelo Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista.

No site do Observatório da Água será criada uma área para que professores e estudantes expressem sua opinião em relação a websérie, de forma que essas informações possam ser empregadas para ajustes no documento antes de sua liberação às Secretarias de Ensino. 2. Produção: Serão realizadas as produções do curso de formação de agentes multiplicadores e da websérie infantil da água, iniciando com a criação e elaboração dos roteiros. Na sequência, será iniciada a gravação do curso de formação, a contratação dos atores da websérie, a definição de espaços para locação das gravações e a viabilização técnica dos equipamentos adquiridos. O próximo passo é a captação de imagens e gravações nas locações selecionadas e a edição das imagens captadas, direcionadas pelos roteiros elaborados da websérie. A etapa de finalização, é realizada com a elaboração das artes gráficas, vinhetas de abertura e encerramento, tratamento de cor e sonorização tanto do curso quanto da websérie.

O curso e os episódios da websérie são publicados no canal do Youtube e nos sites do Observatório da Água e do CBH-BS. 3. Divulgação: Nesta etapa serão realizados os serviços de divulgação do curso de formação de agentes multiplicadores das quatro escolas piloto: Escola Estadual Prof. Primo Ferreira, Escola Estadual Marquês de São Vicente, Escola Estadual Da. Luiza Macuco e Escola Estadual Profa. Alzira Martins Lichti. O contato inicial será realizado através da Diretoria e Coordenação das escolas com o apoio de vídeo informativo explicando a proposta do curso. Na sequência, será realizada ampla divulgação nas Secretarias de Ensino dos nove Municípios da RMBS, que serão diretamente beneficiadas após a convalidação da websérie. Destacamos também, como importante forma de divulgação as demais escolas conveniadas ao Programa de Educação Científica da Universidade Católica de Santos, com a capacitação também de agentes multiplicadores e a disponibilização da websérie no site do Observatório da Água (2016 BS-COB-81) como forma a dar ampla publicização ao conteúdo.

A divulgação do curso e da websérie no ambiente digital será realizado através de redes sociais como Facebook, Instagram, Telegram, Whatsapp, entre outros, com a divulgação de peças publicitárias que incentivem o consumo consciente do uso da água, enquanto divulgam a websérie como conteúdo didático para as escolas. O objetivo é divulgar para o maior número de escolas da região o curso de formação de agentes multiplicadores de educação ambiental. 4. Elaboração de Relatórios: Nesta etapa serão elaborados pela equipe técnica, os relatórios das atividades realizadas, seus resultados, impactos na mídia e na sociedade.

7. PÚBLICO-ALVO

Segundo informado pela AGEM – Agência Metropolitana da Baixada Santista, em matéria publicada no dia 31 de agosto de 2016, a Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) abrigava mais de 1.813.003 pessoas, com crescimento médio de 0,86% (em 2015, computava 1.797.500). Aplicando esse crescimento médio, a estimativa da população da região em 2019 é de 1.860.182 pessoas. A websérie tem como público-alvo primário, crianças entre 5 e 14 anos, pertencentes a dois grupos etários definidos pelo IBGE – de 5 a 9 anos e de 10 a 14 anos, que representam 14,06% da população geral, totalizando em torno de 261.541 crianças com potencial de cobertura da campanha por meio da disponibilização às Secretarias de Ensino dos nove municípios.

No entanto, destacamos, que teremos um público-alvo que servirá de piloto, para implementação do curso, acompanhamento e retorno quanto as impressões dos agentes multiplicadores e das crianças quanto ao material apresentado que são os estudantes do ensino fundamental de escolas estaduais já conveniadas ao Programa de Educação Científica da Universidade Católica de Santos. A saber: Escola Estadual Prof. Primo Ferreira (253 alunos), Escola Estadual Marques de São Vicente (413 alunos), Escola Estadual Da. Luiza Macuco (391 alunos) e Escola Estadual Profa. Alzira Martins Lichti (376 alunos). Somando-se os estudantes desse grupo piloto temos 1.323 estudantes (https://sed.educacao.sp.gov.br/inicio). O curso de formação será aplicado inicialmente aos professores e/ou colaboradores dessas quatro escolas, formando inicialmente os primeiros agentes multiplicadores de educação ambiental, com foco na redução do consumo de água.

O conteúdo da websérie é dirigido ao público formado pela geração Alpha, que são os nascidos a partir de 2010 e suas principais características são serem mais livres, versáteis, questionadores, hiperconectados e interagirem no mundo através da tecnologia muito mais do que as outras gerações. Desde o nascimento, são estimulados por dispositivos e assim, tornam-se facilmente capazes de utilizar tablets e smartphones mesmo ante de aprender a andar, sem que ninguém precise ensinar. Segundo Sandra Alvarez, diretora geral da PHD Portugal, eles não enxergam esses dispositivos apenas como uma ferramenta, “integrando-os sim na sua vida de forma tão natural que já nem sequer pode ser considerada como uma extensão dos próprios, mas sim como parte de si”.

O público secundário dessa campanha são os educadores dessa geração. Com certeza, as caraterísticas dessa geração já estão influenciando mudanças na educação, quebrando paradigmas tanto nas escolas como em casa. Como vivem uma educação online desde bebês, essas crianças irão desenvolver uma maneira diferente de aprender e o ensino escolar precisará ser mais tecnológico e personalizado. Segundo o neuropsiquiatria e psicoterapeuta, Tabajara Dias de Andrade, “a grande quantidade de estímulos que estas crianças recebe fora da escola faz com que demandem por processos pedagógicos mais adequados, modernos e dinâmicos.” Ele ressalta porém, que “modernizar uma escola não significa equipá-la com máquinas modernas a serviço de uma pedagogia obsoleta”.

Com o intuito de colaborar com essa nova proposta de ensino que esse projeto será desenvolvido. A ideia é ir além da sala de aula, apresentando de maneira interativa e divertida como as crianças podem desenvolver formas de cuidar do planeta, com ações simples, que iniciam em sua própria casa e podem se expandir para o seu bairro, sua cidade, sua região. Eles entenderão que suas pequenas atitudes farão diferença no mundo e isso os tornará multiplicadores e influenciadores de novos hábitos e comportamentos. Afinal, a relação dessa geração com os pais é menos hierárquica e mais baseada em troca. Os pais oferecem maior abertura e aceitam aprender com os filhos também e, com isso, mostram-se mais propensos a se adaptarem à uma nova realidade e adquirirem novos hábitos apresentados por seus filhos.

8. EQUIPE TÉCNICA

8.1. Membros da UniSantos/SVSL que serão responsáveis pelo desenvolvimento da proposta
• Profª. Me. Isabela Wippich Jorge Nocetti – Coordenadora Científica
Currículo Lattes

• Prof. Me. Marcos De Almeida Rúbia
Currículo Lattes

• Prof. Me. Eduardo Rubi Cavalcanti
Currículo Lattes

• Pubicitário Thiago Pereira Cunha

8.2. Estagiários de nível superior
Oito estudantes de graduação dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas, Ciências Biológicas, Pedagogia, Engenharia Ambiental, Química, Farmácia, Psicologia ou Licenciaturas, desde que atendam às condições necessárias para o preenchimento da vaga.