Estudantes da UME Cidade de Santos realizam atividades na UNISANTOS

Atividade prática no Laboratório de Zoologia
pibid-musica
Alunos conheceram instrumentos no Laboratório de Música

A Universidade Católica de Santos recebeu, nesta segunda-feira (2), mais uma turma de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da UME Cidade de Santos, que integram o Programa Institucional de Iniciação à Vida Acadêmica (PIBID), fruto de parceria entre a UNISANTOS e a Capes/MEC.  Desta vez, as atividades contemplaram os subprojetos de Música, Ciências e Inglês, e envolveram professores e alunos bolsistas, além de supervisores da escola.

No Laboratório de Música, os alunos participaram de dinâmicas em grupo, que envolveram a linguagem corporal, os sons e os diferentes instrumentos musicais. No Laboratório de Zoologia, conheceram invertebrados, sementes e características das plantas. Todo o material explicativo foi produzido na Língua Inglesa e os alunos tiveram o desafio de fazer a tradução.

As atividades tiveram a supervisão dos professores responsáveis pelos projetos. Do curso de Música, o professor doutor Antonio Eduardo Santos; de Biologia, a professora mestre Amélia Cristina Elias da Ponte; e de Letras, o professor mestre José Martinho Gomes. Também participaram das atividades, a coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID, na UNISANTOS, professora Renata Barrocas; e a representante da Secretaria Municipal de Educação, professora Maria de Fátima Alves dos Santos.

Aprendizado – Para a aluna do 1º semestre de Música, Miranda Lumbreras Carli, a vivência no projeto acrescenta na formação dos universitários em razão da experiência prática e da análise da realidade do ensino. “Aprendemos observando a realidade da sala de aula, as ações do professor que atua há anos com as crianças e com a experiência de estar atuando”, explicou.

Do 3º semestre de Ciências Biológicas, Lucas Guarda de Oliveira ressaltou que além de proporcionar experiência, o fato de estar transmitindo o conhecimento colabora para o reforço do aprendizado dos universitários. “Para quem planeja ser professor é uma experiência muito interessante, além de reforçar o conteúdo aprendido em sala de aula”.

“É uma oportunidade muito boa, pois nos prepara inclusive para o primeiro estágio”, comentou a aluna do 1º semestre do curso de Letras, Jéssica Aparecida Santiago Cardoso. Para ela a oportunidade de desenvolver atividades com as crianças do Ensino Fundamental, por meio do PIBID, é um diferencial no currículo.