UNISANTOS tem aprovado o primeiro doutorado em Educação da região

Campus Dom Idílio
Doutorado será realizado no Campus Dom Idílio José Soares

A partir de 2016, a UNISANTOS passa a oferecer mais um doutorado inédito na região. Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, o Programa de Doutorado em EDUCAÇÃO chega para consolidar a produção científica da Universidade e para responder aos desafios do século XXI. Em 2011, a instituição teve aprovado o primeiro doutorado em Direito da região, e, em 2012, o primeiro doutorado em Saúde Coletiva, também inédito.

No relatório de avaliação da Capes é destacado que a proposta do Doutorado em Educação tem excelente fundamentação em termos de estrutura curricular e de atividades acadêmicas previstas. A experiência com o curso de Mestrado, que existe desde 2004, e sua estreita relação com instâncias da educação básica da região, por meio de secretarias de educação e escolas, também foram citadas como diferenciais para aprovação.

Outros aspectos ressaltados como diferenciais para aprovação foram o incentivo a cooperações e intercâmbios em pesquisas com instituições nacionais e estrangeiras. A infraestrutura laboratorial, equipamentos e recursos de informática e audiovisuais, além do acervo das bibliotecas e salas de estudo também estão destacadas na ficha de avaliação que traz o parecer dos 12 membros da comissão que avaliou a proposta da UNISANTOS.

O Programa de Doutorado em Educação tem como área de concentração “Educação e Formação” e como linhas de pesquisa “Políticas e Práticas da Educação Escolar” e “Políticas e Práticas de Formação e Profissionalização Docente”. São previstos 90 créditos, com disciplinas obrigatórias e um leque de outras disciplinas e atividades curriculares.

Competência, articulação, produção científica, inserção regional e excelente avaliação trienal do Mestrado em Educação contribuíram para a aprovação do doutorado.