UNISANTOS assina convênio com o Instituto Histórico e Geográfico de SV

IHGSV-ASSINATURA
Durante a assinatura, o reitor Marcos Medina e o presidente do IHGSV Paulo Costa

A UNISANTOS e o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (IHGSV) assinaram acordo de cooperação técnica e científica, no último dia 29, com o objetivo de promover ações conjuntas voltadas a projetos de pesquisas, atividades culturais e eventos, como simpósios, congressos e seminários. Durante a cerimônia, foi prestada homenagem à historiadora, professora doutora Clotilde Paul, falecida em 23 de dezembro do ano passado, que durante mais 50 anos exerceu o magistério e ocupava nos últimos anos o cargo de diretora-secretária da Sociedade Visconde de São Leopoldo, mantenedora da UNISANTOS e do Liceu Santista.

Diretor-presidente do IHGSV, Paulo Eduardo Costa disse que é uma honra formalizar o convênio com a Universidade. Ressaltou a importância do instituto e o seu acervo histórico-cultural, o que poderá viabilizar inúmeros projetos em parceria. Para o reitor da UNISANTOS, professor mestre Marcos Medina Leite, o convênio também é motivo de orgulho para a instituição e vai ao encontro do marco referencial na defesa da herança cultural, mediante a investigação, o ensino e serviços à comunidade.

IHGSV-APRESENTACAO
Professor Élcio Secomandi apresenta pesquisa que está disponível no Portal UNISANTOS

Professor emérito da UNISANTOS, o coronel Élcio Rogério Secomandi apresentou parte da pesquisa que desenvolveu em parceria com a professora doutora Clotilde Paul e que está disponibilizado no portal da Universidade. No espaço denominado Educação Patrimonial, que trata de todas as ações educativas, de construção de novos conhecimentos, que levam em conta o patrimônio cultural, de acordo com a definição do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ele apresentou a obra Porto de Santos – Armada no Mar & Bandeiras na Terra, que aborda o antigo sistema de proteção e vigilância do litoral e da fronteira terrestre do Brasil, com breve iniciação sobre os fatores econômicos que motivaram o crescimento do Porto de Santos.

IHGSV-PUBLICO
Solenidade é prestigiada por autoridades e familiares da professora Clotilde Paul

A solenidade, na Casa do Barão, em São Vicente, que abriga o IHGSV, o museu e a biblioteca municipal, foi prestigiada pelo presidente da São Leopoldo, bispo emérito de Santos, Dom Jacyr Francisco Braido; o comandante da Fortaleza de Itaipu, o tenente coronel Alexsandro Henrique Silva; o presidente do Clube 21 Irmãos Amigos;  o gerente geral da mantenedora, Alberto Ferreira do Carmo Filho; a pró-reitora de Graduação, professora mestre Roseane Marques da Graça Lopes; o coordenador do curso de História, professor mestre Paulo Fernando Campbell Franco; o coordenador de Relações Institucionais, professor doutor Cesar Bargo Perez; professores e alunos de História da Universidade, entre outras autoridades.

Durante o evento foi realizada a abertura da exposição “Memória Paulistana”, da artista plástica Cristiane Carbone.