Refugiados inspiram parceria para a campanha da Ação do Coração 2018

No Campus Dom Idílio, estudantes foram estimulados a participar da oficina
IMG_4243 ok
Voluntários da Ação do Coração ensinaram a confeccionar os corações

O tema da Ação do Coração, “Nosso Coração, Nosso Território”, que terá como foco refugiados, excluídos e migrantes, motivou a formalização de convênio entre a UNISANTOS e a Associação Eduardo Furkini, criadora da Ação do Coração. Nos últimos dias 14 e 15, a Universidade foi sede de oficina para a confecção dos corações para a campanha que vai ao encontro das ações da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UNISANTOS. Hoje (20), Dia Mundial do Refugiado, às 15 horas, será o lançamento do selo comemorativo da sétima edição do evento, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

OFICINA – Os corações confeccionados na UNISANTOS serão entregues no dia 2 de agosto, no Dia da Ação do Coração, evento que consta no calendário oficial da cidade de Santos. “A ação em si acontece quase que como uma mágica, feito a partir da materialização da boa intenção no formato de um coração, esse é o valor subjetivo”, explicou a voluntária e secretária da Associação Eduardo Furkini, Claudia Maria Gonçalves. Ela esteve na Universidade auxiliando estudantes, funcionários administrativos e docentes, além de visitantes que foram estimulados a fazer os corações.

Dona Julinha (3) ok
Júlia Abdala Gomes, do curso da Terceira Idade

Sobre a temática, Cláudia Gonçalves disse que a situação dos refugiados e migrantes forçados é gritante, por isso comentou que é preciso entender que a pessoa (refugiado) não está vindo porque quer, mas por estar em uma situação de vulnerabilidade. A campanha vem ao encontro da acolhida.  “Ninguém é tão pobre que não pode dar um sorriso, uma palavra ou um gesto de gentileza…você pode acolher, falar, ouvir ou fazer um coração”, finalizou.

Patrícia Zanella ok
Patrícia Zanella, mestranda em Direito

Mestranda em Direito Internacional na UNISANTOS, Patrícia Zanella comentou a importância da Ação do Coração focar nos refugiados, excluídos e migrantes. Para ela, o importante é demonstrar que você está pensando no outro, o que faz com que a pessoa exista também. “O fato de você se importar, mas não demonstrar que você existe, faz com que pareça que o problema dessa pessoa não existe. Se fazer presente irá dizer ao outro que a vida dele importa também”, disse.

CÁTEDRA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO – A Universidade Católica de Santos é parceira do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) na formação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, desde 2007, projeto ligado aos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Direito, Saúde Coletiva e Educação) e cursos de Graduação. Congrega ações de ensino, pesquisa e extensão sobre as migrações forçadas e o refúgio, em particular, assim como os regimes de proteção.

Bangladesh. Rohingya refugees in Kutupalong camp
Global Trends foi divulgado ontem pelo ACNUR

Em parceria com o ACNUR e por meio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UNISANTOS, a Universidade também oferece a bolsa refugiado, desde 2012, àqueles que têm documento expedido pelo Comitê Nacional para os Refugiados – CONARE, vinculado ao Ministério da Justiça. As inscrições para esse processo seletivo são anuais.

GLOBAL TRENDS – O ACNUR divulgou, ontem, o relatório anual Tendências Globais. Nele, consta que 68,5 milhões de pessoas foram deslocadas até o final de 2017. Destes, 16,2 milhões foram deslocados de forma forçada pela primeira vez ou repetidamente, o que equivale a 44.500 mil pessoas sendo deslocadas a cada dia.

Para conhecer o Global Trends, clique AQUI.