Projeto “Crônicas Pedagógicas” é levado a aldeias indígenas do Paraguai

Professora Rosana Pontes orienta professores na elaboração de crônicas

Ganhador do “Concurso Experiências Inovadoras do Programa de Apoio – Prêmio Paulo Freire”, o projeto “Crônicas Pedagógicas: escrita reflexiva de professores” já colhe os primeiros resultados desse reconhecimento. Entre os dias 1 e 6 de novembro, a professora mestre Rosana Aparecida Ferreira Pontes, idealizadora da experiência realizada com alunos de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), esteve na cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, participando de intercâmbio em aldeias indígenas.

Acompanhada pela professora Maria Flávia Medeiros dos Santos, ex-aluna do Curso de Pedagogia/Parfor da instituição, a professora Rosana Pontes desenvolveu oficina para 40 professores de aldeias indígenas, nos moldes que realizou  o projeto na UNISANTOS, uma pesquisa-ação em sala de aula, que resultou no registro da experiência de professores-alunos por meio do blog “Crônicas Pedagógicas Parfor”.

Promovido pelo Programa de apoyo al sector educativo del Mercosur (PASEM), o intercâmbio com as aldeias, que oferecem um curso de formação específica equivalente ao magistério, resultou na produção de crônicas que serão analisadas para elaboração de um artigo. “Eles também tinham muito interesse em conhecer mais o Método Paulo Freire, por isso já estamos conversando sobre a possibilidade de intercâmbio para formação”, diz Rosana Pontes.

DSC03921 (2)
Maria Flávia e Rosana Pontes em aldeia indígena

Contando com todo o apoio, o intercâmbio foi considerado de interesse educacional do Estado. “Participamos de rituais religiosos, apresentações musicais. Essa foi uma experiência intercultural e plurilíngue. Tínhamos a língua castelhana, a portuguesa e o Guarany. Além disso, foi utilizada a Libras, pois existia um grupo de surdos”, destaca a professora.

Crônicas Pedagógicas – O projeto “Crônicas Pedagógicas: escrita reflexiva de professores” resultou em um livro, que tem o selo da Editora Universitária Leopoldianum. Ele foi um dos 12 selecionados, entre 258 iniciativas registradas no Prêmio Paulo Freire, que reuniu projetos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

O trabalho é fruto da experiência inovadora com pesquisa-ação em sala de aula, que resultou no registro da experiência de professores-alunos por meio do blog “Crônicas Pedagógicas Parfor”, coordenado pela professora mestre Rosana Aparecida Ferreira Pontes, e de estudos envolvendo o Grupo de Pesquisa/CNPq “Instituições de ensino: políticas e práticas pedagógicas” e o Núcleo de Pesquisa Parfor/NPP.

O projeto nasceu como desdobramento da dissertação de mestrado da professora Rosana Pontes, sob a orientação da professora doutora Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, apresentada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UNISANTOS.